Divulgar e promover o porco de raça alentejana, a que muitos chamam erradamente porco preto, é o objectivo das Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porto Alentejano”, iniciativa que decorre em Ourique entre 30 de Março e 1 de Abril.
Estas 1as Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano” procuram contribuir para esclarecer e evidenciar as especificidades próprias da raça alentejana.
Os processos de criação, até à sua transformação e consumo, passando por questões técnicas serão abordadas durante o certame.
Onze restaurantes do concelho conceberam ementas próprias para este fim-de-semana e, no Pavilhão Multiusos, mais de uma dezena de tasquinhas servirão petiscos genuinamente alentejanos com base nas carnes e enchidos de porco alentejano.
No espaço onde decorrem as acções de animação estarão presentes stands para venda de produtos regionais.
Do programa de animação destacam-se algumas iniciativas: um desfile de “jovens porquinhas” para disputar o título de “Miss Piggy 2007”; uma corrida de suínos; uma prova com humanos denominada “porco ensebado”.
Para uma abordagem mais séria em torno do porco alentejano, no sábado, pela manhã, terá lugar um colóquio subordinado ao tema “O Porco Alentejano, a Gastronomia e a Saúde Humana”, organizado pela Associação de Criadores de Porco Alentejano.
“Sabores do Porco Alentejano” em Ourique
Este artigo tem mais de 17 anos
Divulgar e promover o porco de raça alentejana é o objectivo das Jornadas Gastronómicas ???Sabores do Porto Alentejano???, iniciativa que decorre em Ourique entre 30 de Março e 1 de Abril.
Comentários