É em pleno centro histórico de Bragança que se encontra o epicentro do Festival do Butelo e das Casulas, que promove aquele que é prato por excelência do Entrudo transmontano. A Praça Camões acolhe a partir de 9 de fevereiro o maior número de expositores de sempre do certame, num total de 40, oriundos dos distritos de Bragança e Vila Real. Em mostra e para aquisição vai estar o fumeiro, vinho, azeite, mel, doçaria e pão, artesanato, entre outros.
Até ao dia de Carnaval (13 de fevereiro), vão decorrer showcookings com os chefs Óscar Geadas (restaurante G, uma estrela Michelin), António (IEFP), Hélio Loureiro e Marco Gomes (restaurante Oficina).
Provas com produtos das Terras de Trás-os-Montes são outros dos momentos de passagem e paragem obrigatória para os apreciadores da gastronomia durante a iniciativa D’ Gustar TTM.
No espaço contíguo à tenda na Praça Camões, existe uma área de restauração, que funciona das 12h00 às 23h00 horas.
Em simultâneo decorre a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas. De 2 a 13 de fevereiro, nos 26 restaurantes aderentes.
E porque a época do Entrudo combina com alegria e folia, realiza-se o Carnaval dos Caretos, que tem o seu apogeu no dia 10 de fevereiro com o desfile de grupos de Caretos de Portugal e de Espanha, escolas e instituições do Concelho pelas ruas da zona histórica, culminando com a Queima do Diabo, no Largo do Castelo de Bragança.
Já na segunda-feira de Carnaval (12 de fevereiro), decorre a apresentação do livro “Máscaras y Património – Etnografia Del Carnaval en el Siglo XXI”, na Praça Camões.
A 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, é a vez do Diabo, a Morte e a Censura saírem à rua. O trio de mascarados percorrem a zona histórica de Bragança atrás das raparigas, castigando-as, como forma de chamar a atenção para a necessidade de fazer penitência neste que é o primeiro dia da Quaresma.
Comentários