Até Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil em 1500, Beiju era um prato essencial na dieta dos índios, uma confeção produzida a partir da Tapioca, a fécula da mandioca. No século XVI este era um dos produtos basilares da alimentação no território. Uma preparação  criada pelos índios tupi. Os portugueses acabaram por se apaixonar pela tapioca, por ser nutritiva e simples de cozinhar.

Em Portugal, neste século XXI, a tapioca tem andado um pouco esquecida. Como forma de a reabilitar nos hábitos lusos, a atriz e modelo Rita Pereira criou um conceito que abre agora o seu sexto espaço. Depois de duas lojas a Norte, no Porto, e três a Sul, em Lisboa, Rita inaugura mais um espaço Beiju, desta feita no Martim Moniz, na capital. A loja situa-se no edifício do Hotel Mundial, na Rua Dom Duarte, 4A.

Rita Pereira
Beiju de Nutella e morangos. créditos: Antonio

Na carta destas lojas Beiju vamos encontrar pratos de tapioca doces (sete variedades) e salgados (14 variedades).

Uma ementa que conta com pratos de tapioca que são servidos como refeição principal ou mesmo um lanche de sabor doce. Nos salgados, destaque para a versão de Bacalhau com Natas (7,90 euros), Ovo Mexido e queijo (4,80 euros), Mista, com queijo e fiambre (3,80 euros), de Presunto, mozzarella de búfala, tomate e pesto de manjericão (6,10 euros), de Pizza, com queijo mozzarella, queijo parmesão, tomate e orégão (3,80 euros).

Nas tapiocas salgadas, há a de Nutella (3,10 euros), a de Ovos moles e amêndoa (4,00 euros), a de Banana, queijo, canela e mel (4,30 euros).

Para conhecer a ementa e a localização das Beiju de Rita Pereira, clique aqui.