Os novos vinhos do Porto do produtor Vasques de Carvalho foram os protagonistas da primeira harmonização Essência do Vinho 2015, na quinta-feira, 27 de fevereiro, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Os Tawnys Vasques de Carvalho 40 anos e dez anos e os vinhos do Douro Oxum Branco 2013, Oxum Tinto 2012 X-Bardos 2012 foram apresentados pelo enólogo Jaime Costa, numa harmonização com pratos preparados pelo chefe de cozinha João Rodrigues, do Feitoria (Altis Belém).

A Vasques de Carvalho está a produzir vinho desde 2012, mas só agora os apresenta ao público. A marca nasce dos stocks já existentes na família, dos quais consta um Vinho do Porto muito velho, uma raridade datada de 1880.

Os vinhos são provenientes de vinhas velhas dos socalcos do Vale do Rodo, combinadas com uvas adquiridas a outros produtores. Dirigidos a um nicho de mercado super premium, com produções muito limitadas, apresentam-se em garrafas personalizadas, feitas à mão. A imagem e packing são da responsabilidade de Rita Rivotti, especialista em branding de vinhos.

Portugal, Alemanha, Reino Unido, EUA, Brasil, Canadá e China são os países alvo da marca, que pretende destinar 70% das vendas ao mercado externo.

A Vasques de Carvalho assumiu a produção pioneira de aguardente vínica velha DOC Douro, depois de uma parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto que permite a regulamentação e certificação deste produto, até agora inexistente. A primeira garrafa sairá em 2016, após um estágio mínimo de dois anos.

O enoturismo, com posto de venda, visitas guiadas e provas, é outra aposta do produtor. Para tal, a Vasques de Carvalho adquiriu dois armazéns no Pinhão, com quatro tonéis gigantes de madeira, cada um com 50 mil litros de capacidade. A abertura está prevista para 2017, depois de um investimento de três milhões de euros na recuperação das infraestruturas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.