“Uma fruta redondinha, de cor vibrante, de sabor cítrico e refrescante. A aliada perfeita para nos ajudar a desintoxicar de alguns excessos cometidos na quadra que passou”. É desta forma que Marta Dionísio nos apresenta, a Laranja, o seu alimento do mês neste novo ciclo anual, a 12 tempos, correspondendo a outros tantos produtos que nos são próximos.

Com 2018, a responsável pelo blogue “Intrusa na Cozinha” reitera os votos e o convite a todos os que quiserem participar na sua rubrica mensal, “O Ingrediente do Mês”. Para se juntar à Marta Dionísio basta deixar o link da receita proposta com laranja nos comentários da publicação que abre o ingrediente do mês no blogue. Se o proponente não tiver blogue pode enviar um email com a receita e uma foto. A bloguer fará a publicação, com os devidos créditos. Pode, ainda, identificar a receita com a hashtag #martaingredientofthemonth.

Quem gosta de laranjas tem de passar este janeiro no blogue “Intrusa na Cozinha”

Quanto à laranja, fruto incondicional nestes meses mais frios, é abordada por Marta Dionísio à mesa, na compra e até mesmo os benefícios comprovados para a saúde por este alimento que, sucintamente, se pode descrever como “um fruto cítrico produzido pela árvore frutífera do género Citrus, que é parte da família Rutaceae".

"A sua polpa é geralmente formada por vários segmentos (gomos) cheios de suco, que contém muita vitamina C, flavonóides e óleos essenciais. Dentro de cada segmento da laranja, há sementes. Os segmentos e as cascas são separados por material fibroso branco, de dimensão variável, raramente consumido”.

Quem gosta de laranjas tem de passar este janeiro no blogue “Intrusa na Cozinha”

Marta, detém-se em considerações sobre a compra: “as laranjas mais pesadas são as mais indicadas para o consumo, pois isso é um indicativo de que as frutas são mais suculentas”; sobre os benefícios para a saúde: “Hoje em dia, muitas pessoas incluem a laranja nas suas dietas numa base diária, por ser uma fonte barata de vitamina C, que é uma vitamina essencial para o organismo: ajuda o corpo a crescer, curar feridas e combater as infeções”.

Naturalmente, não é esquecida a componente alimentar: “é amplamente utilizada em diversos pratos e receitas, sejam eles doces ou salgados”, sublinha Marta, para continuar: “o Crepe Suzette, uma sobremesa clássica da culinária francesa, por exemplo, leva calda de laranja na sua confecção e é flambada com conhaque, processo que garante um sabor especial ao prato. Frango e carne de porco marinados em sumo de laranja também garante um sabor marcante e agridoce”.

Agora, é arregaçar as mangas e produzir inspiradas receitas com a nossa adorada laranja.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.