O Lemos rosé é assumidamente o mais estival destes novos vinhos. De cor rosa pálido e aromas delicados (notas florais e frutos vermelhos), o Lemos rosé é um vinho leve, ideal para tardes na piscina e na praia, petiscos na esplanada e convívios entre amigos. Feito integralmente a partir de uma única casta, a Touriga Nacional, casta autóctone portuguesa da região do Dão, “é volumoso e atraente na boca, fácil, com um final de boca longo, persistente e viciante”, refere o produtor.

O vinho chega ao consumidor com o preço de referência de 10 euros.

Mais gastronómico, o Pica-Pica branco, com 50% de encruzado e 50% de malvasia fina, é um vinho de grande exuberância aromática. “Leve e aprazível na boca, apresenta uma acidez equilibrada, sendo ainda um vinho com bom potencial de envelhecimento”, indica o produtor.

O vinho chega ao consumidor com o preço de referência de 13 euros.

Também a pensar no tempo quente, dois novos espumantes da Quinta de Lemos fazem a sua aparição. São dois Gégés – um branco e um rosé, que homenageiam mais uma vez as mulheres da família de Lemos -, para beber à refeição ou em modo fim de tarde. O Gégé rosé, um 100% Touriga Nacional de tonalidade rosa pálido, “é rico em aromas frescos (morangos e framboesas), tem uma bolha persistente e fina e um longo final”.

Já o Gégé branco, feito com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro (50% Touriga Nacional, 20% Tinta Roriz, 15% Jaen, 15% Alfrocheiro), “possui um aroma fino e floral, com notas de madressilva e notas cítricas. Na boca, é cheio, persistente e de longo final”. Ambos os espumantes foram feitos com recurso ao método clássico. Todas estas novidades já podem ser provadas na ementa do Mesa de Lemos.

Néctares que podem ser adquiridos com o preço de referência de 13 euros.

“Este verão, creio que temos um conjunto de novos vinhos quase para todos os perfis e gostos. Mais leves ou mais gastronómicos, mais interessantes ou mais viciantes”, assinala Hugo Chaves, enólogo da Quinta de Lemos desde o início do projeto.

Pode encontrar os vinhos na loja da Quinta de Lemos, em Silgueiros, à mesa do Mesa de Lemos, e um pouco por todo o país.