A gastronomia nacional, constituída por produtos genuínos e de qualidade e confeccionada por chefs de renome, não é, ainda, reconhecida internacionalmente. A percepção de Portugal como destino para viagens de Gastronomia & Vinhos assume, cada vez mais, uma importância estratégica na captação de turistas, tanto pela descoberta do património nacional como no enriquecimento da experiência da estadia desses visitantes.
Actualmente, os produtos como o vinho e a gastronomia estão associados a momentos de lazer e relaxamento e esta nova cultura do gourmet está a gerar, nos últimos anos, um forte crescimento deste produto turístico.
Prove Portugal pretende aproveitar a grande tradição gastronómica e vitivinícola do país para estruturar uma oferta turística capaz de atrair diversos públicos, desde os consumidores mais novos aos mais experientes neste tipo de produtos.
O programa, iniciado este ano e coordenado pelo presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia (APG), José Bento dos Santos, é constituído por um conjunto diversificado de iniciativas, com o objectivo de consolidar Portugal como destino gastronómico de excelência. Terá também a colaboração da APG – ligada à Academia Internacional e com relações privilegiadas na gastronomia mundial - que promoverá algumas das acções previstas e que poderá, sempre, integrar novas iniciativas de parceiros públicos e privados.
Esta iniciativa, desenvolvida pelo Turismo de Portugal, procurará garantir a qualidade dos produtos nacionais, da restauração, dos vinhos e da diversidade culinária, e envolverá os Organismos Oficiais, as Entidades Regionais de Turismo e Regiões Autónomas, os municípios, empresas, a Confederação do Turismo Português, as associações empresariais e profissionais, associações de produtores, empresários de restauração e hotelaria e os chefs de cozinha.
O lançamento de um novo site – www.taste-portugal.com - dedicado à gastronomia e vinhos nacionais que disponibilizará, de uma forma interactiva e apelativa, informação sobre as regiões nacionais com denominação de origem, variedade de vinhos, licores, críticas de restaurantes, percursos gastronómicos, pratos típicos, agenda de eventos, história da gastronomia, vídeos com receitas de chefs, entre outros, é uma das acções base do Prove Portugal.
As acções de comunicação e promoção incluem uma campanha internacional de publicidade que pretende dar notoriedade à gastronomia e vinhos, aumentar os fluxos de turistas estrangeiros, divulgar o produto gastronomia como factor de diferenciação e valorizar o destino Portugal.
A presença em feiras internacionais e a organização de visitas de imprensa serão outras das acções de promoção previstas para o Prove Portugal.
Através de uma colaboração com a Galp será também criado um roteiro gastronómico, com guia de restaurantes e vinhos e localização em mapas de estrada, que será dispensado nos postos de abastecimento da empresa.
A formação é uma das vertentes essenciais e mais importantes de todo o processo turístico. Sendo assim, as Escolas do Turismo de Portugal terão um papel essencial neste programa ao oferecerem novos cursos de gestão e produção de pastelaria, gestão e produção de cozinha (em inglês) e formação em restaurantes de referência. Serão também mobilizados profissionais de topo para darem aulas nestas escolas, além de se desenvolverem programas de especialização em vinhos, azeites, confecções de peixe e cafés, também para alunos não profissionais.
Visitas técnicas de jornalistas, acções com restaurantes portugueses no estrangeiro, conferências e captação de eventos internacionais como a Milesime Estoril e a Cimeira da Academia Ibero-americana são algumas das iniciativas previstas a realizar pela Academia Portuguesa de Gastronomia, no âmbito deste programa.