Anteriormente o Principal Grande Reserva 2011 já havia sido destacado pela Revista de Vinhos, ao receber o “Prémio Excelência 2018” na cerimónia ”Os Melhores do Ano”. Agora, o mesmo vinho foi distinguido pela mesma publicação numa lista que elege apenas dez néctares à escala nacional.
O Principal Grande Reserva branco 2011, produzido a partir das castas Chardonnay e Sauvignon Blanc, agradou ao painel de 50 jurados internacionais presentes na prova. Para chegaram aos dez vencedores (lista completa aqui), os especialistas avaliaram mais de 60 rótulos pré-selecionados pelo painel de provas da Revista de Vinhos.
De acordo com as notas de prova, este “é um vinho que, na boca, revela complexidade, estrutura e um carácter mineral. Com notas florais e tostadas, aliadas a uma mineralidade cítrica, formam um aroma vigoroso e complexo. A fruta persistente, o carácter e a estrutura, conferem-lhe longevidade”.
No que toca ao serviço, este vinho deve ser decantado 30 minutos antes de ser consumido e a temperatura a que vai à mesa deve estar preferencialmente entre os 9ºC e 11ºC.
Os 50 especialistas internacionais que cooperaram para a eleição do “TOP 10”, acorreram ao Porto a partir de 11 países, de três continentes, e incluíram nomes como o jornalista Jamie Goode (Sunday Express), do Reino Unido; Sarah Ahmed, também do Reino Unido; José Peñin, de Espanha; Loîc Pasquet, de França; Yuri Koster e Cees van Casteren MW, da Holanda; Mabel Lai, da China; Bruno Almeida, dos EUA; ou Cássia Campos, do Brasil.
O “Top 10 Vinhos Portugueses” foi anunciado na 16ª edição da “Essência do Vinho – Porto”, iniciativa que decorreu na Invicta de 21 a 24 de fevereiro.
Comentários