De 2 a 8 de setembro de 2019, aquele que foi o chefe de cozinha português mais novo a receber uma estrela Michelin, irá juntar-se a 16 chefes de cozinha de nove países para apresentar um festim internacional de culinária, na 20ª edição do World Gourmet Festival. A iniciativa vai decorrer no hotel Anantara Siam, em Banguecoque, capital tailandesa.

Foi em 2015 que Rui Silvestre viu o restaurante Bon Bon (Carvoeiro), onde liderava a cozinha, receber uma estrela Michelin. No início de 2019, foi nomeado chefe de cozinha do restaurante Vistas (Monte Rei Golf & Country Club), em Vila Nova de Cacela.

Agora, em setembro deste ano, Rui Silvestre propõe-se apresentar na Ásia a cozinha algarvia. Cada chefe será responsável pela apresentação de dois jantares nos restaurantes do hotel: Biscotti, Madison, Spice Market e Shintaro.

Paralelamente decorre uma feira de rua, com os vários participantes a apresentar uma seleção das suas iguarias nos jardins do hotel. Outros eventos, como o Brunch Gourmet, terão lugar no dia 8 de setembro de 2019, no lobby do hotel e no Aqua Bar.

Todos os interessados podem inscrever-se para participarem no World Gourmet Festival, podendo assistir às aulas de culinária apresentadas pelos vários chefes convidados e ainda provar alguns dos pratos preparados.

Português Rui Silvestre junta-se em Banguecoque aos melhores chefes de cozinha do mundo

Também o chefe holandês Roger Van Damme, vencedor do prémio de “Melhor Chef de Pastelaria” a nível mundial nos prémios “Best Chefs Awards”, em 2017, fará parte da lista de convidados. Nos dias 5 e 6 de setembro, irá apresentar uma aula, na qual serão confecionadas quatro sobremesas no lobby lounge do hotel.

As reservas para o 20º World Gourmet Festival podem ser realizadas através do site da unidade hoteleira que disponibiliza todas as informações e preços relativos ao evento.

Fica, abaixo, a lista dos chefes de cozinha presentes neste certame internacional:

Wolfgang Becker: Restaurante Becker’s, em Trier, Alemanha (2 estrelas Michelin);

Hervé Deville:  Momo, em Londres, Reino Unido;

Alan Geaam: Alan Geaam em Paris, França (1 estrela Michelin);

Kai Ho: Taïrroir, em Taipé, Taiwan (2 estrelas Michelin);

Chiho Kanzaki e Marcelo di Giacomo: Virtus, em Paris, França (1 estrela Michelin);

Ian Kittichai: Restaurante Club Issaya Siamese, em Banguecoque, Tailândia; Restaurante Tangerine, em Singapura; e ainda Spot Dessert Bar em Nova Iorque, Estados Unidos da América;

Hideki Ii: Shirosaka, em Tóquio, Japão (1 estrela Michelin);

Richie Lin : Mume, em Taipé, Taiwan (1 estrela Michelin) ;

Angel Zapata Martin: Barrafina, em Londres, Reino Unido (1 estrela Michelin);

Hajime Otowa and So Otowa: Ciel et Sol, em Tóquio, Japão (1 estrela Michelin);

Andrea Spagoni: BeefBar, em Hong Kong (1 estrela Michelin);

Yoji Tokuyoshi: Tokuyoshi, em Milão, Itália (1 estrela Michelin).