No que respeita aos alimentos frescos que consumimos diariamente, ao confinamento em nossas casas aplica-se a expressão “se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé”.

Inúmeros produtores de norte a sul do país mantêm as entregas ao domicílio, embora admitam alguns constrangimentos nos prazos de entrega. Os pedidos aumentaram. Tratando-se de negócios de pequena escala, a oferta, genericamente, provém daquilo que as hortas e pomares disponibilizam.

Nas duas últimas semanas, a sociedade civil organizou-se em plataformas colaborativas, como a “Entrega em Casa” que disponibiliza gratuitamente uma listagem em atualização continua de todos os pequenos negócios com entrega ao domicílio.

Na mesma linha de serviço, o “Hora de Encomendar” foi criado por um grupo de cidadãos portugueses com o objetivo de listar todos os pequenos e médios fornecedores que estão ativamente a entregar encomendas. “Há pequenos e médios fornecedores que estão sem clientes e que proactivamente se disponibilizam para fazer entregas em casa”, diz-nos a equipa da plataforma que nos apresenta uma lista atualizada de fornecedores ativos em Portugal.

Promoções, novidades e entregas gratuitas. Como se reinventam os vinhos no online?
Promoções, novidades e entregas gratuitas. Como se reinventam os vinhos no online?
Ver artigo

Num âmbito mais alargado, disponibilizando todos os pequenos negócios de portas abertas neste período de Emergência Nacional, nasceu a Go Small or Stay Home. A listagem inclui mercearias, talhos, padarias, peixarias, lavandarias, drogarias, entre outros ramos de negócio. Ana Fernandes Rodrigues, lançou em tempo recorde a plataforma.

“Neste momento existem na plataforma mais de 600 negócios por todo o país. Sendo uma iniciativa completamente independente creio que os números são interessantes, e espero que signifiquem algum impacto nos hábitos de consumo das pessoas daqui em diante. No final de contas, acredito que o impacto não se vai medir tanto no número de dados disponíveis, mas na discussão sobre a necessidade de preservar o comércio local”, sublinha Ana que adianta ao SAPO Lifestyle que “na prática, o que está hoje no ar foi feito por uma pessoa apenas, com os recursos disponíveis, em horário pós-laboral e aos fins-de-semana. Recentemente, contei com ajuda de alguns colegas para adicionar o mapa ao site”.

Sobre a confiabilidade da informação publicada, conta-nos Ana Rodrigues: “as entradas são revistas dentro do humanamente possível para uma pessoa apenas, muitas vezes tendo de recorrer ao Google Maps Street View. Os negócios que não são verificáveis são eliminados para manter a fiabilidade da informação e até à data - diria que foram uns 30 os casos em que não foi possível verificar”.

vegetais
créditos: Kristen Kaethler

Para além destas plataformas colaborativas, o consumidor pode entrar diretamente em contacto com diferentes lojas que lhe deixam à porta, sem interação direta, os bens alimentares.

Mercados de Alvalade

Comerciantes nos Mercados de Alvalade, em Lisboa, disponibilizam serviços de entrega ao domicílio. A Junta de Freguesia de Alvalade providencia a lista de comerciantes aos quais se pode solicitar este serviço e aceder a produtos frescos.

As condições de entrega são articuláveis. Entretanto, o Mercado de Alvalade (Avenida Rio de Janeiro) está aberto de segunda a sábado, das 07h00 às 13h00; o Mercado Jardim (Rua Antero Figueiredo) funciona de segunda-feira a sábado, das 07h00 às 13h00.

Filho do Padeiro

Pão artesanal entregue ao domicílio. Neste período de restrições à circulação a empresa alargou a a área de entregas. Estas decorrem de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, no Parque das Nações, Portela, Moscavide, Olivais e Encarnação.
Diz-nos a marca: “os nossos pães são produzidos com massas mãe e fermentados lentamente. Desta forma, o sabor dos cereais torna-se mais complexo e a sua digestão mais facilitada”.
A página de Facebook da empresa atualiza a informação quanto à disponibilidade de pão para os dias seguintes.

filho do padeiro
créditos: Filho do Padeiro

Isco

A padaria em Lisboa, no número 10D da Rua José D'Esaguy, está de portas abertas das 09h00 às 17h00. Quem preferir encomendar o seu pão, de terça a sábado, terá de contar com alguma paciência. “Não conseguimos fazer entregas com menos de dois dias de antecedência”. Foi criado o “Menu Pandemia” que pode ser acedido através da página de Facebook da padaria. Os contactos devem, preferencialmente, ser feitos pelo telefone 211 345 751.

Pão em Casa

A empresa admite que “tem tido nestes dias um fluxo muito elevado de contactos e pedidos de informação. Estamos gratos e procuramos responder a todos com brevidade. Mas não tem sido fácil”.

Desta forma, para entregas ao domicílio, a Pão em Casa pede que se privilegie, sempre que possível o contacto por e-mail ou WhatsApp (964202015), seja para a linha de apoio ao cliente ou mesmo para a equipa local do Pão em Casa”.

Para contactar a unidade local consultar aqui.

Gleba

Continua de portas abertas a padaria sita na Rua Prior do Crato, nº16, assim como com entregas ao domicílio através da plataforma Glovo. Todas as semanas há edições especiais de pão. No caso de pretender reservar o pão diretamente na Gleba, terá de ligar para o telefone 966 064 697.

Caso pretenda levantar o pão num dos pontos de venda associados à Gleba, terá de os contactar diretamente. Os contactos encontram-se no site, Facebook e Instagram da marca.

Pé de Salsa

Projeto que faz a entrega de cabazes de legumes, frutas, assim como ervas aromáticas.

“Para os cabeças de alho chocho ou para quem quer ter sempre a cozinha recheada de saúde, marque connosco uma encomenda fixa semanal ou quinzenal. Só tem de enviar-nos o primeiro e-mail. A partir daí, contamos sempre com o seu cabaz e prometemos avisar da hora de entrega. Claro que pode sempre suspender, alterar ou acrescentar extras, basta avisar-nos até quarta ao meio dia”, somos informados.

Mercearia Criativa

“Estas últimas semanas têm sido difíceis. Todos sabemos. Apesar dos muitos constrangimentos e cuidados necessários, temos procurado ir até onde conseguimos, por isso decidimos alargar a área de entregas até Oeiras, Amadora e Odivelas”, lemos na mensagem deixada no Facebook pela equipa da Mercearia Criativa que opera na área de Lisboa. Neste caso, as encomendas fazem-se por telefone, dado ser um atendimento personalizado

Os pagamentos processam-se através de MBway ou transferência bancária. O telefone para contacto é o 218 485 198.

Queijos e manteigas portugueses com entregas em todo o país

Os Laticínios das Marinhas, produtora de queijo e amanteigados, está a realizar entregas diariamente via CTT para Portugal continental. Os portes são assegurados pela marca. O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária.

Entre os produtos disponibilizados estão a manteiga Marinhas, o queijo da mesma marca, passando pelo Marinhas Amanteigado, Cávado e Ofir e queijo em Bisnaga. Os produtos estão disponíveis para encomenda nas redes sociais.

“Para continuar a dar resposta à procura dos nossos produtos por parte dos consumidores, passamos a disponibilizar o serviço de home delivery, com portes gratuitos, para todo território nacional”, avança Bárbara Ferreira, responsável pela comunicação da marca.

A Tua Quinta

A seleção faz-se com legumes e frutas frescas acabadas de colher pelo produtor. “Entregamos-lhe um cabaz especialmente personalizado com o seu nome”, informa A Tua Quinta. As encomendas dos cabazes têm de ser feitas com antecedência. As entregas fazem-se em Lisboa, Odivelas, Loures, Alfragide, Amadora, Oeiras, Algés, Cascais. O telefone para contacto é o 918 529 721.

Horta do Amigo (Microgreens)

A Microgreens aliou-se a fornecedores com o intuito de levarem a casa produtos frescos de primeira necessidade, “não só por insuficiência dos supermercados e grandes superfícies em dar resposta às necessidades de todos, mas, e acima de tudo, para que se evitem aglomerados por risco de contágio e para que este tipo de produtos cheguem, efetivamente, a todos”, informa a empresa.
Carne, frutas e legumes podem ser encomendados para entrega em 24 horas em Lisboa, Cascais, Almada e Seixal. O contacto deve fazer-se em @hortadoamigo

BioAlentejanices

A empresa de produção de cultivares orgânicos através de métodos tradicionais, continua a plantar, a cuidar e a colher e a disponibilizar as entregas de cabazes de hortícolas. As encomendas podem fazer-se pelo telefone ou redes sociais. “A disponibilização dos nossos produtos e a aceitação de encomendas serão limitadas, tendo prioridade aqueles que já são nossos clientes”, refere a equipa da BioAlentejanices.

Home Butcher, o talho online

Até ao mês de março deste ano, as carnes do talho Cerrado Verde apenas estavam disponiveis para clientes profissionais. Agora, o negócio que nasceu nos idos de 1988 no mercado de Arroios, em Lisboa, abre a todos os interessados a sua loja online Home Butcher e aceita encomendas.

Bovino, aves e caprinos, porco, charcutaria, carnes maturadas estão entre a  oferta deste espaço.

Peixaria Centenária

Com espaços na Praça das Flores, Alcântara, Campo de Ourique, entretanto encerrados por razões de segurança, o projeto entrega peixe e marisco frescos em casa. depois de ter fechado as portas por razões de segurança. Os produtos do dia encontram-se disponibilizados no site. Contactos pelo telefone 210 112 459 e e-mail correio@peixariacentenaria.pt

Bio em Casa

Com diferentes cabazes de frutas e legumes, a Bio em Casa faz entregas na região norte. Para acompanhar os locais de entrega e os horários da mesma, há que consultar a informação disponibilizada no site da empresa.

A Quintinha

Com distribuição no Grande Porto, A Quintinha disponibiliza frutas e legumes frescos. No atual momento admite alguns constrangimentos nas entregas. A empresa sugere que “comecem por subscrever a nossa newsletter no site , porque nos permite enviar, ao fim de semana, a lista dos legumes e frutas que encomendamos para a semana seguinte, assim como Mercearias e Carnes”.

PROVE

“Devido ao encerramento indeterminado de alguns pontos de entrega PROVE, aconselhamos o contacto direto com os núcleos de produtores”, lemos na página desta iniciativa que agrega a oferta de inúmeros produtores. O consumidor encontra os contactos dos produtores disponíveis para entregas no site do projeto.

Trindade Pão Artesanal

Pão fresco e, agora, de maior dimensão para que dure mais dias. A Trindade Pão Artesanal entrega o pão do dia ao domicílio, no Porto, e pede-nos: “para que a entrega seja feita em segurança, sugere-se que o cliente deixe um saco de pão pendurado na porta de casa. As encomendas devem ser feitas com dois dias de antecedência através do e-mail: trindadepaoartesanal@gmail.com

Última atualização às 15h15 de 06 de abril com informação sobre os Lacticínios das Marinhas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.