Até ao início de maio, de quinta a domingo, a vila de Óbidos junta aos habituais atrativos o também já esperado Festival Internacional de Chocolate. Uma das grandes novidades deste ano passa pelo novo figurino, em termos de espaços. Em vez de centralizar grande parte das atividades na Cerca do Castelo, a organização optou por distribuir as atividades um pouco por toda a vila.

O momento vai ser de verdadeiro encontro com o mundo do chocolate através da presença de dezenas de marcas nacionais e estrangeiras, cursos de chocolataria e de bombons, demonstrações de chocolate e açúcar, concertos, espetáculo que apela aos cinco sentidos, degustações, casa de chocolate das crianças, esculturas em chocolate (programa completo aqui).

O evento conta diariamente com demonstrações gastronómicas com a presença de chefes de cozinha e especialistas em chocolate nas áreas do cake design e cozinha vegan. Destaque para a presença dos chefes Chakall, Fernando Correia, Ricardo Santos, Frederico Neto, Paula Domingues, com a apresentação de diversas propostas, como os bombons de cereja, o crumble de coco, a mousse de chocolate branco com lima, o “amor-perfeito de pera e chocolate”, entre muitas outras harmonizações do chocolate com peixes, carnes, vegetais e frutas.

Pela segunda vez este Festival Internacional de Chocolate dá a oportunidades aos visitantes de aprender a fazer os seus próprios bombons, num curso de carácter prático. Nas ações (20,00 euros) os participantes poderão aprender técnicas de temperagem e refrigeração do chocolate, moldagem de bombons e pralinés, recheios e decoração de peças.

Cursos de chocolataria (dois níveis) destinado a todos os visitantes que tenham interesse em saber um pouco mais sobre como trabalhar o chocolate. Os cursos têm a duração de uma hora e ficam nos 7,50 euros.

Os visitantes são ainda convidados a votar na escultura em chocolate preferida. A exposição inclui dez peças todas elas inspiradas na temática Amor.

Uma vez mais decorre a passagem de modelos (entrada livre) com peças de três estilistas portugueses, todas elas com adereços totalmente feitos em chocolate. O tema em 2015 é o “Amor”.

Entretanto, a Companhia Fatias de Cá propõe a todos os que se deslocarem ao Convento de São Miguel, nas Gaeiras, Óbidos, a 23 e 30 de abril, numa ação integrada no Festival. Uma peça de teatro simultaneamente em diversos espaços e com um jantar.

Os mais pequenos não são esquecidos e contam com a Casa de Chocolate das Crianças. Um espaço para miúdos dos três aos 12 anos que, em ambiente de família, os convida a fazer um pão doce, suspiros, bolo coração e beijos crocantes. Tudo inspirado na história de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro.

Festival Internacional de Chocolate

Horário

Quintas - 10h00 às 18h00.
Sexta a Domingo - 10h00 às 22h00.

Bilhetes

Adulto: entre os 5,00 euros e os 8,00 euros.

Criança: entre os 3,00 euros e os 5,00 euros.

Grupos: entre os 4,00 euros e os 8,00 euros.