Paulo Leite (restaurante Astória) e Joachim Koerper (restaurante Eleven, em Lisboa) partilham uma mesma forma de olhar para a base da cozinha, os ingredientes, naturais e trabalhados com arte e criatividade. Juntos, vão participar num jantar a quatro mãos, inspirado na modern cuisine.
Desta forma, a 10 de maio, a refeição abre com uma Terrina de foie-gras, cenoura e Vinho do Porto, harmonizada com o vinho Quinta do Cardo, Late Harvest Biológico.
Apreciadores dos sabores do mar, a dupla de cozinheiros prossegue o jantar com um Lagostim braseado, mouse de amêndoa e emulsão de azeite e salsa, a casar com o vinho Bella Superior, Sauvignon Blanc. Ainda nos peixes, Pescada com arroz de bivalves, prato harmonizado com um néctar San Joanne Terroir Mineral.
Nos papéis principais estarão o Lavagante, ravioli de baroa, trufa negra e molho de crustáceos e o Novilho maturado, puré de beterraba e morilles, brindados, respetivamente, com Pedra Longa Vendetta Albariño e Primado Tinto.
Para terminar o jantar, no que respeita às sobremesas, “Tangerina & Chocolate”, servida com um Dalva Colheita Branco Porto.
O jantar orça os 75,00 euros por pessoa. Com bebidas incluídas fica nos 110,00 euros.
Paulo Leite está à frente da cozinha do Astória desde do início do ano. Do currículo do chefe de cozinha faz parte o restaurante Eleven Rio, no qual liderou a cozinha até regressar a Portugal e onde recebeu uma estrela no Guia Michelin do Rio de Janeiro e São Paulo, durante dois anos consecutivos, em 2016 e 2017.
Joachim Koerper, de nacionalidade alemã, é o responsável pelo sucesso do restaurante Eleven, situado em Lisboa. Antes de ter chegado a Portugal passou por hotéis de luxo e conquistou várias estrelas Michelin, como o Girasol, em Moraira, Alicante, chefiado por si durante dez anos (duas estrelas Michelin), o L´Ambroisie, em Paris (três estrelas Michelin), o Moulin de Mougins (três estrelas Michelin), entre outros.
Comentários