No interior da recentemente inaugurada Portugália, recebe honras de destaque um painel de azulejos realizado por Júlio Pomar. Este trabalho, a última obra idealizada pelo artista português, falecido em maio de 2018, foi concretizada pela Fábrica Viúva Lamego.

Júlio Pomar, nascido em 1926, centrou a sua obra em diferentes abordagens, na pintura, desenho, cerâmica, gravura e escrita. Foi um resistente face ao Estado Novo, afirmou o movimento neorrealista em Portugal. Viveu e trabalhou entre Paris e Lisboa, numa obra artística que se prolongou por sete décadas.

“A Portugália Cervejaria tem, na sua história e tradição, uma grande ligação ao azulejo, pelo que é uma honra poder apresentar um Painel de Azulejos do conceituado artista Júlio Pomar”, sublinha Francisco Carvalho Martins, Administrador do Grupo Portugália Restauração.

De resto, no que toca à mesa, o novo restaurante instalado no bairro de Alvalade, mantém a sua feição com os bifes, o molho, croquetes e imperial. Uma casa que nasce onde antes “morou” uma das pastelarias icónicas lisboetas, a Biarritz. A nova Portugália mantém a fachada da pastelaria, bem como o nome Biarritz que está presente na calçada da esplanada.