As históricas Termas de Melgaço vão servir de cenário para provas de Alvarinhos de Monção e Melgaço e de vinhos brancos de diferentes terroirs como a Alemanha, França, Áustria, África do Sul, Nova Zelândia e Rias Baixas. Isto no programa de dois dias do Monção & Melgaço - The White Experience, iniciativa que agenda masterclasses e provas comentadas, conversas com produtores e visitas a algumas quintas.

A 19 e 20 de outubro, oito produtores convidados representam várias regiões como o Douro, Dão, Beira Interior, Bairrada, Lisboa, Alentejo, Távoa-Varosa e Açores, aos quais se juntam os Vinhos Verdes para uma prova de vinhos brancos, destinada a apreciadores, enófilos e ao público em geral.

Paralelamente, decorrerá um seminário dedicado ao tema “A Casta Alvarinho em Monção e Melgaço – Viticultura de precisão para potenciar a excelência”, contando com a participação de Rogério de Castro e de Isabel Valin, Susana Mendes, Paulo Fernandes, Ana Sofia Rodrigues e Joaquim Mamede Alonso, intervenientes em projetos de investigação da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

“O Acordo Alvarinho permitiu-nos trabalhar a sub-Região de Monção e Melgaço com a exclusividade que lhe é merecida, representando um território único que dá origem a alguns dos grandes brancos portugueses”, destaca Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da  Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), entidade que realiza esta segunda edição de Monção & Melgaço – The White Experience.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.