A marca vegan Beyond Meat anunciou, em fevereiro passado, o início de uma parceria estratégica global, de três anos, com a cadeia de fast-food McDonald’s. No âmbito deste consórcio, a Beyond Meat ajudará a McDonald’s a desenvolver um novo menu com opções vegetarianas, que ficará disponível na recém-anunciada nova plataforma McPlant.

"A nossa nova plataforma, McPlant, tem como objetivo oferecer mais opções aos nossos clientes quando visitam a McDonald’s. Estamos entusiasmados por trabalhar com a Beyond Meat e inovar nesta área. Entrar neste acordo estratégico é um passo importante no nosso caminho, para trazermos aos nossos clientes menus que ofereçam itens vegetarianos deliciosos e de alta qualidade", disse a Vice-Presidente Executiva e Diretora de Fornecimento da rede McDonald’s, Francesca DeBiase

McDonald’s determinado em expandir os seus menus

Mudar para uma dieta baseada em plantas pode realmente salvar o planeta?
Mudar para uma dieta baseada em plantas pode realmente salvar o planeta?
Ver artigo

Em 2019, a McDonald’s começou a testar o hambúrguer P.L.T. (Plant, Lettuce, and Tomato – Planta, alface e tomate), feito em parceria com a Beyond Meat, em algumas localidades selecionadas em Ontário, Canadá. Pouco depois do final dos testes, a McDonald’s anunciou o lançamento da plataforma “McPlant” – que será utilizada para desenvolver os futuros itens vegetarianos dos menus no mundo inteiro, começando com o hambúrguer McPlant.

No início de 2021, a McDonald’s lançou o hambúrguer McPlant em localidades-teste na Suécia (Linköping e Helsingborg), até 15 de março, e em localidades selecionadas na Dinamarca, até 12 de abril, com o objetivo de alargar o hambúrguer sem carne a outros mercados da McDonald’s.

Apesar da McDonald’s ter inicialmente hesitado em confirmar que a Beyond Meat estaria por detrás do hambúrguer McPlant, este novo consórcio consolidou a Beyond Meat como fornecedor vegetariano preferido daquela cadeia de fast-food.

Sob este acordo, a Beyond Meat e a McDonald’s também irão explorar o co-desenvolvimento de outras opções sem carne, para a Plataforma McPlant, nomeadamente “frango”, “porco” e “ovo” vegetarianos.

"Estamos orgulhosos em entrar neste acordo estratégico global com a McDonald’s – um marco emocionante para a Beyond Meat – e esperamos servir a McDonald’s à medida que esta cadeia for expandindo globalmente o seu menu com opções mais abrangentes", afirmou o Fundador e CEO da Beyond Meat, Ethan Brown.

“Combinaremos o poder da abordagem rápida e implacável da Beyond Meat à inovação, com a força da marca global da McDonald’s, para apresentar novos itens vegetarianos deliciosos e que os consumidores irão adorar”, disse ainda Ethan Brown.

KFC, Pizza Hut e Pepsi também aliam-se à Beyond

Copos e caixas de hambúrgueres reutilizáveis? Uma realidade mais próxima do que imagina
Copos e caixas de hambúrgueres reutilizáveis? Uma realidade mais próxima do que imagina
Ver artigo

Ethan Brown, fundador da Beyond Meat, anunciou a parceria com a McDonald’s durante uma teleconferência sobre os lucros da Beyond, na qual revelou ainda que a marca vegan terá assinado uma parceria semelhante com a Yum! Brands. Através deste acordo, a Beyond Meat também trabalhará com as cadeias KFC e Pizza Hut, propriedade da Yum.

Já em janeiro a Beyond Meat criou outra sociedade, a The PLANet Partnership, com a gigante de comidas e bebidas PepsiCo. Com esta nova empresa, a Beyond Meat e a Pepsi irão desenvolver, produzir e comercializar bebidas e snacks vegetarianos.

"Estes acordos são gigantescos. São os maiores acordos conjuntos que se poderiam alguma vez conseguir no nosso sector da alimentação", concluiu Ethan Brown.

12 viajantes veganos para seguir no Instagram