O Manz Pomar do Espírito Santo Reserva 2013 é um vinho tinto complexo e elegante, elaborado com as castas portuguesas Touriga Nacional, Aragonez e Castelão e com estágio de um ano em barricas de carvalho francês com topo americano. Um néctar que acompanha bem queijos e pratos de carne, em geral, especialmente assados. Deve ser servido à temperatura de 16ºC a 18ºC, como podemos ler na ficha técnica que acompanha este rótulo.

“Este é mais um selo que é muito importante para a nossa marca porque não só reforça a qualidade que sabemos que temos, como a eleva para um patamar internacional decisivo na nossa estratégia”, refere Raúl Silva, responsável da ManzWine.

Manz Pomar do Espírito Santo é o Melhor Vinho Tinto do Velho Mundo - Península Ibérica
créditos: Manzwine

A família Manz mudou-se para a vila de Cheleiros, no concelho de Mafra, em 2004. André Manz, com o auxílio e conselhos dos locais, decidiu experimentar produzir vinho para consumo próprio. Praticamente esquecidas no pomar adquirido, repleto de uva tinta Castelões, existiam cerca de 200 cepas de uva branca de uma casta que nem os jovens enólogos envolvidos no projeto conseguiam identificar. Descoberta a sua origem e nome – Jampal – André foi desaconselhado a prosseguir com a sua produção dada a fraca rentabilidade desta casta, quase extinta no nosso país.“Eu não quero fazer muito vinho, quero fazer bom vinho”, explicou. O resultado foi surpreendente: o seu vinho era diferente de tudo o que se havia provado. Facto que constituiu uma oportunidade de negócio inesperada.

Atualmente com nove rótulos, a Manzwine é uma marca portuguesa que, para além da produção na região Oeste, tem um portfólio enriquecido com vinhos de outras regiões nacionais, nomeadamente o Alto Douro Vinhateiro e a Península de Setúbal.