A Quinzena do Polvo conta com a participação de 21 restaurantes da região que deixam o convite à degustação de pratos, dos mais tradicionais aos mais inovadores, todos eles a destacar o polvo do concelho. Entre as sugestões à mesa, sublinhe-se o creme aveludado de polvo; a espetadinha de polvo e camarão com molho teriyaki, as pataniscas de polvo com arroz de feijão, o polvo confitado com esmagada de batata e abóbora, perfumado com Aguardente DOC Lourinhã e polvo em sous vide com linguini nero e couli de pimentos.

Na página de Instagram da iniciativa decorrerão lives de alguns dos restaurantes aderentes. Entretanto, a 22 de maio, às 12h30, haverá uma live do chefe de cozinha Chakall através da página de Instagram @chefchakall.

Além da Quinzena Gastronómica do Polvo, o município, entidade organizadora do encontro gastronómico, deixa o convite à visita e descoberta da região da Lourinhã e dos seus pontos de interesse como a Mostra Urbana de Dinossauros – um percurso com modelos de dinossauros à escala real no interior da vila, o Dino Parque – o maior museu ao ar livre de Portugal, o Museu da Lourinhã e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. No Moledo, os visitantes podem reviver os amores de Pedro e Inês, percorrendo a Mostra de Arte Pública, bem como descobrir as azenhas do Vale Cornaga e os moinhos de vento da Pinhôa.

Com uma linha de costa de 12 km, a Lourinhã oferece ainda praias, como Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areal, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão.

“Em breve, poderá ser visitado um espaço museológico dedicado às tradições piscatórias: o espaço museológico Olhar o Mar, na vila de Ribamar. Este espaço propõe-se a preservar a história da pesca e dos pescadores da região e as técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar. Além disso, poderão também ser observados vários objetos tradicionais de pesca, nomeadamente do polvo”, informa o município em comunicado.

“A apenas 45 minutos de Lisboa, a região da Lourinhã disponibiliza inúmeros pontos de interesse para residentes, visitantes e turistas. Seja pela sua reconhecida gastronomia local, pela sua galardoada Aguardente DOC Lourinhã, pelas suas magníficas praias ou pelo seu passado ligado aos dinossauros e à batalha que pôs fim à Primeira Invasão Francesa em Portugal, há muito para conhecer e experiênciar na Lourinhã, tanto agora no final de maio, como ao longo de todo o ano,”  refere João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.