A proposta da autora, Coralie Ferreira é, com uma mandolina e uma faca afiada, transformarmos frutas e legumes em pétalas finas ou tiras, proporcionando espirais e sóis que vão decorar tartes e trazer um novo encanto e requinte às nossas mesas.

Esta técnica exige apenas alguma paciência, retribuída com os padrões multicolores e saborosos destas tartes. "Tartes-Flor e Tartes-Sol" (Jacarandá Editora), obra com 35 receitas, apresenta-as nas versões doce e salgada algumas tartes com recheio cru, outras fresco, outras ainda cozido, caramelizado e cremoso.

Entre as versões salgadas, encontramos neste título, a Tarte-flor de chouriço, feta e tomate; a Tarte-flor de queijo fresco, salmão e tártaro de algas, a Tarte-flor de beringela, queijo-creme e tomilho, a Tarte de alho, queijo salsa e beterraba.

A versão doce, aqui denominada, Tarte-Sol, é-nos apresentada e 16 variações, incluindo uma Tarte-sol de alperces e amêndoas, uma Tarte-sol de Nuttela, pralinê e pera, uma Tarte-flor de maçã, canela e baunilha.

A autora deixa o leitor à vontade na hora de se virar para os tachos e forno, garantindo a facilidade de confeção destas receitas. Serve de exemplo este excerto retirado da introdução à obra: “A tarte-sol é surpreendentemente fácil de fazer. Barre duas bases de massa folhada com natas, pesou ou queijo fresco, polvilhe com outros ingredientes finamente picados, corte tiras do centro para o exterior e faça torcidos”.

O livro chega aos escaparates com o preço de 10,90 euros. Aqui encontra uma das receitas de "Tartes-Flor e Tartes-Sol".