Não raro, os pais debatem-se com o problema recorrente, o de variar a alimentação dos filhos, nomeadamente ao lanche e ao despertar. O que a chefe de cozinha Joana Byscaia nos sugere no seu mais recente livro, “Pequenos-Almoços e Lanches Saudáveis Para crianças” (edição Manuscrito), é um desafio a todos os pais e educadores, o de abandonarem os cereais carregados de açúcar e os bolos de pastelaria.

Para isso, a criadora do Petit Chef, uma cozinha pedagógica para crianças, sugere-nos dezenas de “soluções fáceis e práticas para pequenos-almoços e lanches”, lemos na nota de apresentação à obra. Receitas que trazem um desafio também para os mais pequenos, o de ajudarem os adultos na confeção dos pratos.

Crianças: Chefe Joana Byscaia explica-nos como tornar a comida uma diversão
Crianças: Chefe Joana Byscaia explica-nos como tornar a comida uma diversão
Ver artigo

No prefácio ao livro diz-nos a apresentadora de televisão Tânia Ribas de Oliveira:Este livro é obrigatório para quem se depara diariamente com a falta de criatividade no que diz respeito ao pequeno-almoço da família e, essencialmente, dos lanches escolares para os mais pequenos. De que serve ter uma lancheira de super-herói se depois vai carregada de coisas cheias de açúcar que só fazem mal? Este livro ajuda-nos a organizar lancheiras bonitas e saudáveis diariamente, de forma rápida e consciente!”.

Livro: De que vale uma lancheira de super-herói carregada de comida com açúcar?

Joana Byscaia especializou-se em pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL). Após o curso, estagiou no Centro Escolar Turístico e Hoteleiro do Estoril e, mais tarde, no Hotel da Lapa em Lisboa.

Em 2005, enquanto mãe e profissional de cozinha, percebe a curiosidade natural das crianças pelo mundo da culinária e cria o Petit Chef, uma cozinha pedagógica para crianças a partir dos seis anos.

Em 2008, lança o cozinhArte, um projeto que consiste em cursos hands-on para adultos com vários formatos.

A partir de 2011, inicia a atividade de chefe consultora para restaurantes, prestando serviços de assessoria e consultoria na orientação à contratação de recursos humanos, reorganização de brigadas e partidas, redefinição de ementas, avaliação de food-cost, realização de fichas técnicas e formação.

Também a partir de 2011, torna-se colaboradora assídua de televisões e editoras, entre outras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.