Atento ao número crescente de pessoas empenhadas em aumentar o consumo de vegetais e frutas, o que inclui as leguminosas, o chefe de cozinha e empresário Jamie Oliver empenhou-se num livro que aguardou oito anos para o seu lançamento.

Na sinopse à obra publicada em Portugal pela Porto Editora, lemos que “´Veg` é inteiramente dedicado a refeições à base de vegetais, inspirado em encontros com alguns dos melhores chefes vegetarianos e em tradições gastronómicas de todo o mundo”.

Se, em livros anteriores, os leitores podiam encontrar já um capítulo dedicado a estas receitas, agora Jamie concentra-se exclusivamente no mundo vegetal. A obra elenca mais de 140 receitas, distribuídas por 12 capítulos, viajando por diferentes gastronomias. Entre as propostas com assinatura do chefe de cozinha britânico, vamos encontrar guisados, pratos de forno, hambúrgueres ou empadões.

Jamie Oliver espreita as livrarias com o seu primeiro livro totalmente vegetariano
créditos: Porto Editora

Um livro “pensado para quem está a pensar em reduzir o consumo de proteína animal um ou dois dias por semana ou mesmo para quem já segue um regime alimentar totalmente vegetariano, VEG é a companhia ideal para momentos felizes à volta da mesa”, sublinha a informação que acompanha o lançamento da obra.

Recorde-se que Jamie Oliver conta com dois restaurantes franchisados em Lisboa, o Jamie’s Italian e, o mais recentemente inaugurado, em setembro de 2019, Jamie Oliver’s Pizzeria. Isto num ano que não ficou de boa memória para um dos mais celebrados chefes de cozinha mundiais. O homem que gere um império ligado à alimentação viu a insolvência dos seus restaurantes com a marca Jamie´s Italian no Reino Unido.

Mais recentemente, Jamie avançou a sua intenção de reformular o negócio, tornando-o uma empresa B, amiga do ambiente e das pessoas.

O britânico, natural do Essex, começou a cozinhar no pub dos pais aos oito anos. Ainda jovem, tornou-se um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. Jamie apoia obras e eventos de carácter social, como a Jamie Oliver Food Foundation (com ramos em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar).

Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa. O chefe de cozinha colabora no "Jamie Magazine", a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube, Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube e publicou até à data 16 livros de cozinha no nosso país, entre eles “Jamie e a Cozinha Italiana”, “Jamie Oliver, 5 Ingredientes”.

Jamie vive em Londres e no Essex, com Jools, a sua mulher, e com os filhos, Poppy, Daisy, Petal e Buddy.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.