O britânico Crumble é por definição um prato doce com uma compota de fruta picada e coberta com uma mistura de manteiga, farinha e açúcar. Leva uns minutos de forno e obtemos uma cobertura estaladiça e, sob esta, uma deliciosa camada de fruta com calda quente e fumegante. Entre a descrição e a prática há todo um mundo de variações, de subtilezas nos ingredientes, na sua diversidade e formas de apresentação. E é este universo que Sabrina Fauda-Rôle, com fotografia de Akiko Ida, nos trazem em “Crumbles - doces e salgados” (edição Jacarandá).

Há vida para um Crumble para lá do doce e este livro prova isso mesmo

Um título que por si enuncia a diversidade atrás citada, doces e salgados e a desdobra em diferentes frutos, massas e opções para aromatizar as mesmas. Traduzindo por miúdos, são 35 receitas que de crumbles de tabuleiro e individuais com propostas tão diversas quanto um Crumble de pera e chocolate, um outro de alperce e pistácio, outro ainda de Cássis e café, outro de Maçã e castanhas, ou um exótico de Manga e ananás.

Nos salgados, as propostas de Sabrina apontam, por exemplo para o Crumble de tomate caramelizado, o Crumble de curgete, coco e caju, um outro de Bacalhau fresco e avelãs.

A abrir o presente livro, a autora deixa alguns conselhos sobre as bases para confeção de um crumble. Por exemplo, algumas apostas seguras nos frutos considerando as suas especificidades: a Maçã Reineta ou Golden, com um bom equilíbrio de açúcar/acidez e firmes para a cozedura. Frutos congelados podem ser utilizados mas sempre tendo em consideração o facto de libertarem mais água.

Um capítulo inicial que inclui conselhos sobre as massas (“um trio simplicíssimo: manteiga/açúcar/farinha”),com diferentes proporções dos ingredientes para diferentes resultados, mais quebradiças, mais estaladiças e com a possibilidade de as aromatizarmos com frutos secos, cacau, raspas de citrinos, especiarias, queijos.

Receitas que em extremo nos ocupam uma hora do nosso tempo, sendo que uma parte substancial será de forno, ou seja, permite-nos gerir a confeção com outras tarefas.

Crumbles- doces e salgados” chega ao leitor com o preço de 10,90 euros.

A editora disponibiliza as páginas iniciais do livro para ler aqui.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.