
Bem contados, a viagem dura, em média, oito minutos e dezoito segundos. O tempo que a luz solar leva desde o astro-rei até à terra. O que importa este fenómeno à escala do sistema solar à restauração lisboeta? Dá azo ao nascimento do primeiro espaço gerido por um jornal nacional, o semanário “Sol”. O restaurante chama-se Oito Dezoito, fica na Baixa da capital (Rua de São Nicolau) e promete boa cozinha, bons vinhos e muitas tertúlias. Isto em horário alargado, das nove da manhã às duas da madrugada seguinte.
A abrir, ao pequeno-almoço, o prato faz-se com ovos, croissants, frutas, sumos, iogurtes. A refeição faz-se por 8 euros.
Já os almoços, à carta ou com o menu do dia, valem com entrada e prato, 8,50 euros. Mais tarde, depois do lanche e antes do jantar, entre as 17h00 e as 19h00, o convívio pode fazer-se com um copo de vinho e umas tapas e queijos.
Ao jantar, a ementa sem ser extensa é variada e criativa. Alguns exemplos: pasta de tomate, rúcula e lâminas de parmesão, risotto de ervilhas com vieiras assadas e aroma de gengibre, supremo de bacalhau meia cura, sobre mousse de grão e brócolos.
Já no wine bar há uma máquina de vinhos a copo, com oito tintos e oito brancos sempre em exposição.
Num futuro próximo, para o espaço do Oito Dezoito estão prometidas apresentações de produtores, provas de vinhos e tertúlias em torno de temas da atualidade.
Oito Dezoito
Rua de São Nicolau, 114 (Baixa).
Telefone: 96 133 0226.
Horário: Segunda a Sábado 09h00-02h00
Comentários