A comida italiana é a melhor da Europa. A informação é avançada no relatório do Momondo Travel Trends 2015, elaborado com base num inquérito que o motor de busca Momondo.pt realizou junto dos seus utilizadores. A seguir à italiana, surge a francesa e a espanhola. «Todas as 15 nacionalidades participantes no estudo incluíram a comida italiana no top 3 das suas favoritas, a francesa surge no top 3 de 13 destas nacionalidades e, por fim, a espanhola esta incluída no top 3 de 7 países», informa a empresa em comunicado.

«A gastronomia é sem dúvida uma das características que mais identifica um país e a sua cultura e é uma das melhores formas de receber estrangeiros. Mas a comida é também algo muito pessoal e isso reflete-se nos resultados do estudo (…) uma vez que muitas das nacionalidades inquiridas escolheram a sua própria gastronomia como sendo a melhor da Europa», pode ler-se ainda no documento. Foi o caso de Itália (82%), Portugal (81%), Espanha (72%), China (65%) e França (61%).

«Para além da sua própria gastronomia, os portugueses (44%), os espanhois (38%) e os franceses (37%) consideram que a comida italiana é a melhor comida na Europa. Os italianos preferem os pratos espanhois (33%) e os chineses (35%) escolhem a comida francesa como a melhor da Europa», refere ainda o estudo. Já os nórdicos preferem a gastronomia mediterrânica. Alemães (38%), dinamarqueses (38%), suecos (36%) e noruegueses (28%) dizem mesmo que, a ter de optar, escolhem a comida italiana em detrimento da sua.

«A Itália tem sem qualquer dúvida a melhor comida na Europa. Com a exceção dos chineses, que preferem a comida francesa, todos os outros 14 países inquiridos para o Travel Trends 2015, incluindo a própria Itália, consideram que a italiana é a melhor comida Europeia. Apesar de surgir como segunda opção em alguns países, esta comida é sempre indicada», sublinha ainda a companhia. «Todas as 15 nacionalidades participantes no estudo incluíram a comida italiana no top 3 das suas favoritas», revela a mesma fonte.

O estudo «Tendências de viagens 2015» apresenta os resultados de uma análise realizada pela Radius Kommunikation para a Momondo revelando os hábitos de viagens dos portugueses. «Os dados foram recolhidos entre 12 e 25 de janeiro de 2015 através de um e-survey realizado através da Cint Pannel. Os dados relacionados com Portugal contaram com a participação de 1.020 Portugueses com idades entre os 18 e os 65 anos», avança ainda a empresa.

Texto: Luis Batista Gonçalves