Nesse dia, irá fazer a apresentação do Cabrito das Terras Altas do Minho, Carne Cachena da Peneda, Mel das Terras Altas do Minho, Mel do Gerês, Presuntos e Enchidos de Melgaço, Compotas e Conservas e Frutas, Plantas e Ervas Aromáticas Medicinais, Doçaria Tradicional de Braga e Viana, assim como as três sub-regiões dos Vinhos Verdes: Lima, Monção /Melgaço e Braga.
Esta demonstração terá ainda o apoio da carne barrosã da Associação e Confraria do Barroso e da Escola Profissional do Alto Minho Interior que apresentará o tradicional Cabrito à Moda de Monção e os Fumados de Melgaço.
No dia 26, será o Dia do Minho. São anfitriões o Município de Viana do Castelo, as Regiões de Turismo do Alto Minho e do Verde Minho e o Restaurante Augusto - Paradise, sito no Castelo do Neiva, responsável pelo almoço do Dia do Minho: entreténs de boca - enchidos e fumados do cortelho; sopa - chorinha, à moda dos pescadores da Terra do Bacalhau, peixe: robalo com amêijoas; carne: arrozada de galipanso do poleiro das pitas. Sobremesas: aletria do Senhor Abade; doces de romaria. Vinhos: brancos e tintos do concelho de Viana do Castelo. Aguardente do pipo. Animação: Grupo Etnográfico da Areosa, Grupo de Bombos e Gigantones da APPACDM; Grupo de concertinas Viragota com Augusto Canário que irá manter-se animando a tasquinha do Minho até ao dia 29, com as tradicionais cantigas ao desafio.
Gastronomia minhota no Festival de Gastronomia de Santarém
Este artigo tem mais de 22 anos
A boa gastronomia minhota, através da Região de Turismo do Alto Minho, vai estar presente no XXII Festival de Gastronomia de Santarém, no dia 15 de Outubro, através da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
Comentários