As receitas apresentadas, criadas pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, têm um custo inferior a 1,50€ por pessoa, e estão disponíveis em www.fileiradopescado.com

O contexto atual está a provocar uma reorganização nos orçamentos familiares portugueses que tem levado a cortes e modificações nas rotinas alimentares. O regresso à cozinha tradicional portuguesa é notório e tem-se revelado uma boa solução dada a sua simplicidade, economia, variedade e equilíbrio, integrando diversos pratos ricos em ómega 3, como caldeiradas ou caldos de peixe. Para além disso, a costa portuguesa é rica em várias espécies de pescado, nomeadamente a sardinha, o carapau e a cavala, vendidas a preços muito acessíveis.

Segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas, a prática de uma alimentação mediterrânica (onde se inclui a cozinha tradicional portuguesa) apresenta inúmeros benefícios para a saúde, entre os quais a prevenção de depressão, a proteção de doenças cardiovasculares e a defesa contra doenças crónicas como a Obesidade e a Hipertensão Arterial.

 

Veja aqui algumas das receitas da Fileira do Pescado:

Estaladiço de faneca 

Canelloni de faneca

Canapés de pescada, tâmaras e bacon

Bruchettas de carapau

Tranches de pescada em crosta de broa