É no Centro Ciência Viva de Estremoz, no Convento das Maltesas, que decorre a primeira edição de um evento inédito no Alentejo entre cozinheiros da nova geração, da região e do país, e chefes de renome, alguns à frente de restaurante consagrados com estrelas Michelin, como Alexandre Silva, Tiago Bonito e Miguel Laffan.

Esta celebração da gastronomia vai ainda contar com a presença de três cozinheiros internacionais, da Áustria, de Itália e da Turquia, que irão apresentar no Alentejo Food & Soul, com entrada gratuita, as novas tendências da cozinha mundial. “Vamos trabalhar com os cozinheiros e produtores alentejanos e desafiar os chefes internacionais a fazerem uso dos produtos da região” explica Ana Músico, uma das organizadoras deste festival.

Festival Alentejo Food & Soul, porque a grande gastronomia não cabe só em Lisboa
@Gonçalo Villaverde

Em permanência, nos dois dias do Alentejo Food & Soul, os participantes contarão com a presença e as propostas dos chefes internacionais Semi Hakim (Turquia), Matthias Bernwieser (Áustria) e Francesco Brutto (Itália), do chefe de pastelaria Carlos Fernandes e dos chefes da região do Alentejo Alberto Muralhas (Alecrim, Estremoz) e Filipe Ramalho (Basilii, Monforte):

Já no sábado, 2 de junho, o  Alentejo Food & Soul recebe Alexandre Silva (LOCO, 1*, Lisboa), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Pedro Pena Bastos e os chefs da região Miguel Laffan (L’AND, 1*, Montemor-o-Novo), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Michele Marques (Mercearia Gadanha), Pedro Mendes (Narcissus Fernandesii, o restaurante do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa), Rui Fialho (Restaurante Fialho, Évora) e Luís de Matos (Portalegre).

Festival Alentejo Food & Soul, porque a grande gastronomia não cabe só em Lisboa
@Gonçalo Villaverde

Por seu turno, no domingo, 3 de junho, sobem ao “palco”, António Galapito (Prado, Lisboa), Maurício Vale (SOI, Lisboa), Leopoldo Garcia Calhau (Café Garrett, Lisboa), Tiago Bonito (Largo do Paço, 1*, Amarante) e os chefs locais José Baldé (Restaurante Panorâmico, Montemor), Alice Pôla (Cadeia Quinhentista, Estremoz) e António Nobre (M’Ar de Ar, Évora).

Todos, inspirados pela gastronomia alentejana e pelos produtos regionais, vão criar, à vista dos visitantes, pratos inovadores. A oferta será variada, o que, de acordo com a organização, irá agradar a famílias, miúdos e graúdos, carnívoros e vegetarianos.

Festival Alentejo Food & Soul, porque a grande gastronomia não cabe só em Lisboa
@Gonçalo Villaverde

Os pratos, com o preço fixo de 5,00 euros ou 7,00 euros, são para partilhar em mesas corridas, num ambiente alegre e descontraído. Produtores da região de carnes, vinhos, legumes e azeites também estarão presentes no Alentejo Food & Soul, que se desenrola em total comunhão com o Mercado de Sábado de Estremoz, também ele uma celebração da riqueza gastronómica do Alentejo.