A “VINAL – Vinhas de Altitude” chega com uma promessa, a de deliciar enófilos e visitantes em geral num programa que, além da prova livre de vinhos e degustação de especialidades gastronómicas regionais, vai incluir uma Sunset Party com DJ (17 de maio, sexta-feira, em Gouveia).
Entre as novidades desta edição, uma Conferência sobre Enoturismo (também a 17 de maio, sexta-feira, em Gouveia), Masterclasses sobre vinhos, tendo os rótulos do Dão como referência, e Demonstrações de Cozinha.
Sexta-feira, 17 de maio, o evento decorre nos Paços do Concelho de Gouveia e sábado e domingo, a VINAL – Vinhas de Altitude terá como epicentro a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, onde se reunirão todos os produtores com as suas referências vínicas, para prova e aquisição.
“Um dos temas fortes do evento será o das vinhas de altitude, tema que tem sido muito debatido entre os especialistas, em razão das alterações que têm provocado o aquecimento do clima, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques.
A “VINAL - Vinhas de Altitude” vai reunir diferentes especialistas, entre os quais o sommelier Manuel Moreira, que vai partilhar a versatilidade, as caraterísticas únicas e os segredos dos vinhos de altitude da região e, na gastronomia, o chefe de cozinha Valdir Lubave. Sob o lema “não cozinho para alimentar mas sim para emocionar”, garante uma experiência completa aos visitantes, no domingo, dia 19, explicando todo o processo de confeção, origem dos produtos, texturas e propriedades, com muita envolvência e interação com o público.
O evento abre portas no sábado, dia 18, às 12h00, e encerra às 24h00. Domingo, dia 19, decorre das 12h00 às 20h00. Com entrada livre.
Comentários