No decorrer da Festa das Vindimas, em Viseu, dez chefes de cozinha vão liderar um restaurante gourmet a céu aberto, em pleno Rossio, assinando experiências gastronómicas onde os ingredientes regionais são reinterpretados.

O Queijo Serra da Estrela, a Maçã Bravo de Esmolfe, os míscaros, a feijoca, a Vitela de Lafões, o Cabrito da Gralheira, o azeite de variedade Galega, as avelãs de Viseu, o Feijão Papo de Rola e a Broa de Vildemoinhos, são os dez produtos eleitos nos dias do certame. Também 13 quintas da região apresentam os seus néctares no decorrer da iniciativa, acompanhando as ementas aos almoços e jantares.

De pés nas vinhas e mãos nas uvas, programas para viver as vindimas no Dão
De pés nas vinhas e mãos nas uvas, programas para viver as vindimas no Dão
Ver artigo

Da Holanda, do restaurante ’t Nonnetje, com duas Estrelas Michelin, o chefe de cozinha Michel van der Kroft propõe um misto entre os sabores dos Países Baixos e a sua paixão e influência pela cozinha portuguesa. Outra estreia no festival é Pedro Almeida, chefe de cozinha ao comando do Midori, no Penha Longa Resort, em Sintra, um restaurante também detentor do galardão.

Confirmam ainda presença outros rostos já conhecidos de edições anteriores desta Festa das Vindimas, como os chefes de cozinha Óscar Geadas, do restaurante G, na Pousada de Bragança, e Louis Anjos, do restaurante Bon Bon, no Algarve, ambos estrela Michelin.

Pelo segundo ano consecutivo, Diogo Rocha, um dos Embaixadores de Viseu e chefe de cozinha do restaurante Mesa de Lemos, assina a curadoria do festival gastronómico.

Enquanto os dois primeiros dias são protagonizados por estes cinco chefes, o sábado, dia 21, é dos chefes de Viseu, nomeadamente Hugo Marques, do Grupo Pruvor, Diogo Pereira, da Taberna da Milinha, Daniel Soares, sushiman do Home Sushi & Asian Food, Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua, e ainda Serafim Campos, do restaurante O Cortiço.

Entretanto, as experiências reais de vindima e pisa distribuem-se por 13 quintas da região, a 21 de setembro, Feriado Municipal. São elas as Quintas do Medronheiro, Penassais, Perdigão, Soito, Teixuga, Falorca, Reis, Chão de São Francisco, Vinha Paz, Turquide, Pedra Cancela, Lemos e Casa de Santar.
Para debater o potencial turístico da região vinhateira do Dão e o seu estado de afirmação, a 19 de setembro decorre uma conferência onde se apresentam indicadores e casos emergentes ou de sucesso.

Os destaques do programa incluem uma agenda musical bem preenchida.

Sábado, dia 21 de setembro, pelas 22h00, é António Zambujo quem protagoniza o espetáculo musical no patamar da Igreja da Misericórdia, bem no coração do Centro Histórico. A abrir a Festa das Vindimas de Viseu estará a cantora e compositora Bárbara Tinoco, a 19 de setembro, pelas 22h30, no Mercado 2 de Maio.

Tatanka, o vocalista da banda portuguesa The Black Mamba, apresenta o seu projeto a solo. O concerto tem lugar na Fonte das 3 Bicas, no dia 20 de setembro, pelas 22h30.

Antes, pelas 21h30, e no âmbito da comemoração do Dia do Município, a Sé de Viseu recebe um concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, composição radicada em Viseu desde 2018.

Os viseenses Carla Linhares, Pedro Duvalle & José Alberto, Jotabêzê NB, Adfectus, o Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos”, o Rancho Folclórico e o Grupo de Concertinas da Casa de Castro Daire em Lisboa, Tempo Singular, STéP, o Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e os DJ’s Gryzller e Arede são outros dos artistas, bandas e grupos que irão garantir, ao longo de quatro dias, a animação musical do evento, em palcos como o Mercado 2 de Maio, o Rossio e o Largo Pintor Gata.

Também o Mercado 2 de Maio, é local de paragem para reencontros com vinhos e sabores, para além de garantir uma programação em permanência de atividades e oficinas para os mais pequenos, assim como a presença de produtores e enólogos da Região Demarcada. Em horário complementar, e até adomingo, também o Wine Bar disponibiliza vinhos a copo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.