De 8 a 10 de Junho vá até ao concelho de Sernancelhe, conheça a aldeia da Lapa, o seu famoso santuário e participe das festas locais, dedicadas a Nossa Senhora da Lapa. Festejada desde o século XVII a imagem da Senhora da Lapa localiza-se num santuário construído sobre uma rocha de granito onde terá aparecido a imagem da Santa. Aproveite as festas, percorra uma pequena passagem entre rochas por onde, reza a tradição popular, só passa quem não tiver pecado grave. No tecto pende uma réplica de um lagarto gigante. Uns dizem que é um ex-voto de um natural da terra que, atacado por um crocolido na Índia, se salvou por ter invocado a Senhora da Lapa. Para outros trata-se de um monstro que aterrorizava a região e foi morto por uma pastorinha que o foi alimentando com novelos de lã até o sufocar.
Este ano as festas em honra da Senhora da Lapa iniciam-se no dia 1 de Junho às 8h com uma oração e missa com meditação. Seguem-se durante oito dias, orações, com um programa oficial de festas que conta com eucaristias, procissões e outros actos litúrgicos. No dia 10 de Junho realiza-se a grande peregrinação, com missa solene.
Aproveite a sua estadia e delicie-se com os produtos e gastronomia local. Prove o folar, os queijos e os enchidos, saboreie o presunto e a bola de carne. Não perca a sopa doce no dia de carnaval, as filhoses de Natal, as rabanadas, o arroz doce e o leite creme.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.