A 18ª edição da Vinexpo dá um lugar especial à gastronomia, com reconhecidos chefes de cozinha vindos de todo o mundo e sommeliers a apostar nas degustações e harmonizações, em abordagens inovadoras. Portugal estará representado com cerca de 100 produtores, individualmente ou integrados em stands coletivos, como os da ViniPortugal, do Instituto do Vinho do Porto ou dos Vinhos Verdes.

A Academia Vinexpo organizou cerca de 80 encontros para os cinco dias da feira. Laboratórios de sentidos e sabores, sommeliers, enólogos, produtores, economistas ou empreendedores de renome internacional partilham experiências e conhecimentos em degustações comentadas ou durante as conferências.

A feira prossegue todas as noites em ambiente de festa, promovendo o convívio entre os participantes entre as 22h00 e as 02h00. Os serões The Blend decorrem no Hangar 14, nas margens do lago La Garonne. Em cada noite, o bar propõe uma seleção diferente de cinquenta vinhos, para degustar num ambiente lounge e ao som do jazz. A participação nestes serões tem um custo diário de 35 euros e de 95 euros para cinco noites.

O programa de eventos nacionais inclui a degustação “Chocolate e Porto: um duo de chocolates”, no espaço do Instituto do Vinho do Porto, a 15 de junho; a harmonização de vinhos do Porto, Douro e queijos, a 16; e a conjugação de bolos e pastelaria com os vinhos do Porto e Douro, a 17.

No espaço Wines of Portugal (ViniPortugal), Sofia Salvador apresenta os vinhos brancos portugueses, sua diversidade e castas, logo no dia 14.  Nos dias 15 e 16, Robert Joseph, consultor na área dos vinhos e autor do blog The Wine Thinker  dá a conhecer a sua seleção pessoal de vinhos brancos de origem portuguesa. Segue-se António Graça, da Sogrape Vinhos, que falará sobre a sustentabilidade na produção dos néctares nacionais e a manutenção da biodiversidade na vinha.

No dia 17, Doug Frost, consultor de vinhos e escritor, terá a seu cargo uma palestra sobre os Tesouros Autótones de Portugal – uvas brancas e uvas tintas.

A nível global, o destaque vai para uma experiência única, no último dia da feira, pelas mãos de Paolo Basso, detentor do título de Melhor Sommelier do Mundo em 2013. O desafio proposto – Vinexpo Challenge - passa por degustar, em prova cega, como fazem os melhores sommeliers do mundo. O melhor “degustador” deste desafio ganhará a possibilidade de continuar esta degustação em casa.

Sendo a mais reputada região vitivinícola do mundo, Bordéus acolhe esta feira a cada dois anos desde 1989, com um crescente número de participantes e visitantes. Na última edição, a Vinexpo somou 2400 expositores de 44 países, 48,858 visitantes de 148 países e 1290 jornalistas. A feira define as tendências através de um estudo de mercado global, bem como relatórios sobre temas como a relação entre os jovens e o vinho, o segmento das mulheres consumidoras, o “mundo imaginário do vinho”, entre outros. “Taste the Unexpected” é a assinatura da feira, que o novo CEO da Vinexpo e da Vinexpo Overseas, Guillaume Deglise, define como "o sítio certo para estar".