A Kitch, a startup tecnológica portuguesa que tem como missão ajudar os restaurantes a tornarem-se digitais sem abdicarem da sua independência, revela alguns dos principais hábitos de delivery em Portugal, ao longo do último ano.
A principal conclusão da Kitch é que a comida Asiática está no topo das preferências dos Portugueses. Ao longo do último ano, pad thai, frango frito, sushi & poke foram alguns dos pratos de comida Asiática mais encomendados aos restaurantes que utilizam a plataforma da Kitch.
Sábado ao jantar foi o dia da semana e respetivo período do dia em que se verificaram mais encomendas para entrega em casa, ao longo do último ano, sendo que, nos restantes dias da semana também foi ao jantar que as pessoas mais encomendaram (duas vezes mais do que ao almoço, durante a semana; três vezes mais do que ao almoço, durante o fim de semana).
Preferências são diferentes de cidade para cidade
As preferências gastronómicas diferem de cidade para cidade e a Kitch analisou também qual o tipo de comida mais encomendada nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Sushi, Asiática e Poke estiveram no topo das preferências gastronómicas dos lisboetas. A norte, Thai, Tex-Mex e Pizza foi o tipo de comida mais encomendada para entrega em casa pelos portuenses.
O pico de confinamento, em fevereiro e março, ditou os meses do ano em que foram feitos mais pedidos de refeições para entrega em casa aos restaurantes aderentes à Kitch.
Quanto pagaram os portugueses, em média, por uma encomenda?
O valor médio pago por uma encomenda para entrega em casa foi de 20,80 euros, incluindo nesta análise todas as plataformas integradas via Kitch. No entanto, se considerarmos apenas as refeições pedidas via loja online da Kitch, observamos um valor médio mais alto de cerca de 31 euros.
A loja online da Kitch trata-se de um espaço próprio pensado para os restaurantes recuperarem a relação com os seus clientes (sobretudo os mais fiéis) e controlarem o seu canal de vendas independente, com a sua identidade. Isto porque, através da loja online, os restaurantes podem personalizar o seu site, ter acesso aos dados mais relevantes dos seus clientes (autorizados pelos próprios), receber feedback e criar promoções personalizadas.
Comentários