Os chefes de cozinha do restrito grupo Relais Gourmands juntam-se no Pinhão, a 9 e 10 de Abril, para uma reunião internacional, diz o Diário de Notícias de 28 de Março.
“Os Relais Gourmands reúnem aquelas estalagens de luxo ou hotéis de charme que não só integram a cadeia hoteleira Relais & Châteaux como ainda por cima têm óptimos restaurantes e outras distinções”, explica o jornalista Duarte Calvão, do DN. Há membros que só têm restaurantes, com um ambiente que a Relais & Châteaux julga adequado. Os Relais Gourmands assumem-se como a “alta costura” dentro da cadeia, apostando fortemente na gastronomia.
Entre os nomes confirmados, estão Michel Guérard, um dos pais da Nouvelle Cuisine, Michel Troisgros, Jean-Michel Lorain, Régis Marcon e Alain Roux, todos eles três estrelas Michelin. O franco-britânico Raymond Blanc e os franceses Michel Rostang, Alain Dutournier, Hélene Darroze, Jacques Lameloise, o italiano Ezio Santin, os espanhóis Pedro Subijana e Toño Perez e os norte-americanos Patrick O’Connell e Gary Danko também estarão presentes, entre mais de 50 grandes chefes que ditam as tendências da mesa.
Segundo o DN, os especialistas irão reunir-se na Vintage House, almoçar na Quinta das Carvalhas, jantar na Quinta do Monsul e visitar vinhas da Rozés no Pinhão.
A cadeia Relais & Châteaux foi fundada em 1954, reunindo actualmente 453 membros em 21 países. Em Portugal, as unidades que fazem parte do prestigiado grupo são a Vintage House, a Fortaleza do Guincho, a Quinta das Lágrimas (Coimbra), a Casa da Calçada (Amarante), a Estalagem Melo Alvim (Viana do Castelo), a Casa Velha do Palheiro (Funchal) e o Vila Monte Resort (Algarve).