As degustações gratuitas dos produtos da Briosa ocorrem entre as 18h00 e as 20h00 na Loja das Conservas (Rua do Arsenal, 130, Lisboa), todos os dias entre 29 de junho e 5 de julho. Os novos patés surgem nos sabores de sardinha, atum, salmão e cavala picante.

Mas há mais: No dia 2 de julho, um grupo de atores da novela Mar Salgado, liderado pelo ator e cozinheiro amador Joaquim Nicolau dará a conhecer as suas receitas favoritas. Na sexta e sábado, dia 3 e 4 de julho respetivamente, o chefe Nuno Miguel vai demonstrar a versatilidade das conservas de peixe Briosa Gourmet em duas sessões diárias: “Conservas no Portugal Contemporâneo”, das 11h00 às 12h30 com a confeção de propostas gastronómicas atuais com recurso à tradição conserveira; e “BITES Briosa – Trendy e Gourmet”, das 18h00 às 20h00, numa viagem pelo novo mundo das conservas.

No domingo, 5 de julho, a ceramista e artesã Vera Correia expõe alguns dos seus trabalhos no evento “Azulejo Português e a marca Briosa Gourmet”.

A Briosa é uma marca de conservas fundada em 1991 na Figueira da Foz. 90% da produção é exportada, diz Marilúcia Sousa, filha do fundador, António Faustino. Reino Unido, Israel, Irlanda, Holanda, África do Sul são os principais mercados. Para desenvolver o mercado interno, a Briosa tem apostado no desenvolvimento de novos sabores, com a consultoria do chefe Nuno Miguel. “As conservas passam por vários testes até chegar ao consumidor”, garante Marilúcia Sousa, que tem a preocupação de equilibrar os custos de produção, o valor nutricional e a apresentação de cada conserva. “Adaptamos cada tempero ao gosto do cliente: há mercados que gostam de mais picante, outros de menos sal”, exemplifica.