"Provas em Casa” os workshops de vinhos em formato live stream

“Provas em Casa”, no formato live stream é conduzido pela relações-públicas da Aveleda, Francisca Van Zeller. Ao longo de 30 minutos (a partir das 19h00), apresenta dicas sobre vinhos, como provar, harmonizar, a diferença entre castas, regiões e estilos e como fazer as escolhas certas.

A especialista em vinhos responde a perguntas em direto e deixa a garantia de responder por escrito a algumas das questões que fiquem pendentes.

A primeira sessão destes workshops à distância abordou as características das diferentes regiões portuguesas e de como influenciam os vinhos aí produzidos. Nas sessões seguintes foram eleitos temas como a harmonização de vinhos com doces e salgados, os vinhos espumantes.

Com esta iniciativa a Aveleda propõe-nos “viajarmos um pouco e alegrarmos os dias de #euficoemcasa

Enólogos da Churchill’s em provas virtuais no Instagram

Em direto, no Instagram, a Churchill’s convida-nos, a 14 e 16 de abril, para duas provas virtuais dos seus vinhos do Porto e do Douro. As sessões de uma hora (português e inglês) arrancam às 20h00 e são orientadas pelos enólogos da casa, Johnny Graham e Ricardo Pinto Nunes. Provas que contarão com sessão de perguntas e respostas em tempo real com os enólogos.

“Os seguidores da Churchill’s vão poder comprar com antecedência o conjunto de vinhos de cada série de provas, com envio gratuito em Portugal e na maioria dos países da Europa, para que possam participar nesta conversa como se tivessem sido transportados para a intimidade da Sala de Provas da empresa, em Gaia”, refere o produtor em comunicado.

A 14 de abril, a prova vai focar-se em três estilos de vinho do Porto, com a partilha de vinhos icónicos da Churchills:  o Dry White Port, o ruby Reserve Port e o 10 Year Old Tawny.

A 16 de abril,  a prova centra-se na Quinta da Gricha, com uma prova dos seus vinhos de terroir, do Talhão 8 - Touriga Nacional, um monocasta produzido com uvas de uma única parcela da quinta, passando pelos blends de terroir Gricha e Quinta da Gricha.

No Instagram, conversas sobre gastronomia com sabor a Alentejo

Filipe Ramalho, o jovem chefe de cozinha alentejano do restaurante Basilii, do Torre de Palma Wine Hotel em Monforte, acaba de lançar a “Live Chef”, um projeto virtual que visa juntar os seus conterrâneos online, para debater temas da gastronomia.

O ponto de encontro está marcado na página de Instagram do chefe, dia sim, dia não, às 17h00. As próximas conversas estão agendadas para 3 e 5 de abril, respetivamente com José Baldé (restaurante Raiz e Tradição, em Montemor-o-Novo) e José Júlio Vintém (restaurante Tomba Lobos, em Portalegre).

Durante perto de meia hora, Filipe conversa com os seus pares, cozinheiros e pasteleiros convidados que partilham em direto histórias, ideias e curiosidades sobre a gastronomia nacional, numa conversa informal.

A plataforma também visa a interatividade, pelo que o público pode participar, enviando perguntas previamente feitas, que são colocadas aos convidados pelo chefe durante a conversa. Cada “episódio” acaba ainda com uma sugestão de livro para ler nesta fase de recolhimento, feita por cada um dos convidados.

“Queremos manter o ´buzz` dos restaurantes e do trabalho de todos os envolvidos, enquanto estamos em isolamento social,” diz o chefe de cozinha do Basilii. “A ideia é juntarmo-nos para falar sobre vários temas, mas evitar o assunto Covid-19 e o estado atual dos negócios, de forma a manter o espírito positivo”.

Quem não conseguir assistir aos diretos no Instagram, poderá ver os vídeos da “Chef Live” aqui.

Produtores dos Vinhos do Tejo juntam-se em direto em sessões no Instagram

A partir de 7 de abril os Vinhos do Tejo vão proporcionar diretos no Instagram, sempre às 19h00. Os protagonistas são produtores de vinhos da região (por agora, estão confirmados 15), que vão estar à conversa com o sommelier Rodolfo Tristão em torno de dois vinhos. Às terças, quintas-feiras e sábados, os Vinhos do Tejo “COnVIDam”. A programação vai sendo anunciada nas redes sociais. A ideia é que os produtores possam continuar a apresentar os seus vinhos e a lançá-los no mercado.

Para já estão confirmados nestas sessões online em direto os seguintes produtores: Casa Cadaval, Casa Paciência, Casal Branco, Casal da Coelheira, Casal da Fonte, Enoport Wines, Escaravelho Wines, João M. Barbosa Vinhos, Minoc, Parras Wines, Quinta da Alorna, Quinta da Lagoalva, Quinta do Arrobe, Quinta do Côro, Solar dos Loendros, Vinhos Franco.

“Quarantine Tastes”, as provas de vinhos conduzidas por um sommelier

Denomina-se “Quarantine Tastes” a série que António Lopes, sommelier e também diretor de sala do restaurante portuense O Paparico, nos apresenta no Instagram. O objetivo é conduzir-nos em provas de vinhos selecionados.

Nos episódios de poucos minutos, António Lopes, faz-nos a apresentação do vinho em destaque, seguindo-se a prova olfativa e de palato. Não faltam dicas sobre o casamento gastronómico dos néctares com a mesa, assim como a experiência pessoal do sommelier com os produtores dos vinhos apresentados.

Em Quarantine Tastes já foram apresentados vinhos alentejanos (Dona Maria, Reserva 2012), Durienses (Mãos, 2017), Bairrada (Frei João, 2011).

“Wine Hour at Home”, grandes produtores em formato Instagram

A periodicidade deste “Wine Hour at Home”, formato de convívio virtual, nasce de uma parceria entre a Chefs Agency e a Martins Wine Advisor. Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos", explica o wine advisor Claúdio Martins. “Um momento de Wine After Work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores”, complementa Adriana Fournier, diretora de eventos da Chefs Agency.

Duas a três vezes por semana, o produtor abre uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la, e o wine advisor Claúdio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão farão os seus comentários, o primeiro com um ponto de vista mais próximo do consumidor final, o segundo com um parecer mais técnico.

Os participantes poderão colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber, e claro, estarem acompanhados ao beber o seu copo.

Produtores internacionais estão também confirmados para os próximos tempos nesta plataforma, como o produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França) ou Dominik Huber, da Priorat (Espanha).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.