O Regenerative Wine Fest 2024 (RWF) vai reunir produtores, viticultores e outros especialistas, assim como entusiastas do vinho, oferecendo uma plataforma para a troca de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, que visam respeitar o meio ambiente e revitalizar e regenerar o ecossistema. Durante o RWF, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a quatro talks, moderadas pelo jornalista e curador Edgardo Pacheco; provar vinhos de oito produtores que se regem por esta prática; degustar iguarias Legacy Winery Restaurant, liderado pelo chef Emanuel Rodriguez; e ouvir a atuação de um grupo de músicos alentejanos. Isto para além de visitarem a adega da Herdade.

A organização do RWF sublinha a importância de "práticas agrícolas que restauram a biodiversidade do solo, melhoram a saúde das vinhas e produzem vinhos de alta qualidade com um impacto ambiental positivo".

São oito os produtores que vão marcar presença nesta edição: para além da anfitrião Herdade das Servas by Serrano Mira, os projetos Adega Mayor (Alentejo), Família Nicolau Wines (Lisboa), Paulo Coutinho (Douro), Quinta da Covela - Lima & Smith (Vinhos Verdes), Reynolds Wine Growers (Alentejo), Tapada de Coelheiros (Alentejo) e Vale dos Ares (Vinhos Verdes).

Tendo como premissa a literacia sobre o tema, foi criado um site onde é divulgada informação sobre o evento e onde se podem comprar os bilhetes, mas também conteúdos sobre viticultura regenerativa e entrevistas a porta-vozes especialistas na área.

Os bilhetes são gratuitos até aos nove anos e têm um valor de 20€, dos dez aos 18 anos, e de 55€, para adultos.