O Chefe José Cordeiro, do restaurante da Casa da Calçada, em Amarante, é um homem feliz. A sua cozinha foi reconhecida com a primeira estrela Michelin.
José Cordeiro é Chefe de Cozinha da Casa da Calçada desde Janeiro de 2003 sendo, também, o presidente do Círculo do Norte – Gastronomia em Movimento, uma associação de cozinheiros, pasteleiros e restantes profissionais de hotelaria e restauração do Norte de Portugal.
Nas palavras de José Cordeiro, “a cozinha que me motiva é uma cozinha simples onde reinam os produtos de Portugal com especial destaque para os disponíveis nas várias estações do ano no Norte de Portugal. Tentando sempre alternar o menos possível os alimentos”.

“Respeito muito as cozeduras, com vista ao aproveitamento máximo da verdade dos produtos e junto-lhe as técnicas e os equipamentos modernas. O resultado é a conciliação numa nova perspectiva da tradição culinária do país e do Norte de Portugal.”
Sobre a estrela Michelin, adianta José Cordeiro que "por muito que os Chefes de Cozinha afirmem não ligar à estrela Michelin, para mim é muito importante. É importante por várias razões, e em particular pelo facto da nossa cozinha deixar de ser apenas nacional, sendo projectada a nível internacional. Uma estrela Michelin trás sempre clientes estrangeiros.

O objectivo agora é passar para a segunda estrela. O pior erro, na minha opinião, é tentar manter uma estrela porque, tal como em futebol: “a melhor defesa é o ataque”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.