Espera-se a presença de centenas de confrades oriundos de várias regiões do país, assim como de Espanha, França, Itália e Bélgica. O evento contará com a presença de 34 Confrarias já confirmadas.

A Confraria de Gastrónomos do Algarve tem como objetivo promover a investigação do património gastronómico nos seus múltiplos aspetos, receituário, arte e técnica dos produtos regionais, contribuir para a elaboração de uma carta gastronómica do Algarve, bem como defender e divulgar a autenticidade da gastronomia regional sem repressão da sua evolução natural.

Após a cerimónia religiosa decorrerá a insigniação dos novos confrades de honra, mérito e efetivos. Serão entronizados como confrades de honra: Alejandro Fernandez Suarez (Cofradia del  Orício, Gijon), Fernando Garrido Viana (Circulo Enófilos Utiel-Requena), Grupo Coral Adágio de Portimão, José Maria Rivera Manteca (Cofradía Vinos y Viandas de Castilla y León), Manuel Gimenez (jornalista da TVE espanhola), Margarita Miranda Alonso (Advogada), Rosi Velasco Jimenez  (Cofradia Amigos del Olivo).

Os Presidentes da Câmara e da Confraria, receberão os convidados, entre os quais o Presidente do CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias, o presidente da Região de Turismo do Algarve,  e membros representantes das 34 outras confrarias. Seguidamente as Confrarias desfilam da Câmara Municipal de Portimão até à Igreja Matriz, acompanhados pela Sociedade Flarmónica Portimonense.

Na Igreja Matriz, pelas 11:30 horas, realizar-se-á  a Bênção dos Escapulários, pelo Padre Mário Sousa, também Confrade, acompanhado pelo Grupo Coral Adágio de Portimão.

Após a cerimónia religiosa terá lugar a “Proclamação” de condecoração da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, grau Grã-Cruz, ao Grão-Mestre da Confraria José Manuel Alves, seguindo-se o protocolo da cerimónia capitular.

Os confrades, trajando capa e chapéu, serão chamados individualmente para a insigniação, sendo entronizados os Confrades Efetivos, seguindo-se a entronização dos Confrades de Mérito e de Honra, com leitura do resumo curricular.

A cerimónia termina com o juramento dos novos Confrades que se comprometem a defender e a divulgar a gastronomia do Algarve.