Depois de confecionar as pizzas ao vivo e em fornos a lenha, sob o olhar atento do público que acorreu ao Jardim dos Clérigos, no Porto, os vencedores passam a integrar a Seleção Nacional de Pizzaiolos, que vai representar Portugal nos mundiais e nos europeus de pizza.

A categoria de Master Pizzaiolo foi introduzida este ano e pretendia distinguir o profissional que melhor domina todas as técnicas de confeção e com comportamentos mais adequados, desde a forma como cuida dos ingredientes às técnicas de manuseamento. O grande vencedor foi Daniel Alexandre Baptista, da Pizzeria MouraPão, localizada em Vilamoura.

Na categoria de pizza mais bonita, a escolha do júri recaiu no pizzaiolo Alexandre Vieira, da Pizzaria S. Martino Prestige, no Porto. O segundo classificado foi Fábio Silva, da Pizzeria Gastrófilo, em Tondela, e o terceiro lugar foi para Casimiro Santos, da Pizzeria L’Artista, de Oliveira do Hospital.

A categoria de pizza mais saborosa deu o primeiro prémio a Rute Mazza, da Pizzeria Il Siciliano, em Cascais. O segundo exemplar com melhor paladar é de Flávio Francisco Ribeiro, da Pizzeria Al Forno, de Penafiel, enquanto Giuseppe Maria, do Restaurante Itália, de Coimbra, ficou com o terceiro prémio.

Antonio Mezzero, «Embaixador da Pizza Napolitana em Portugal» e organizador do III Campeonato Português de Pizza, explicou que o objetivo da iniciativa, “mais do que premiar este ou aquele, é promover a pizza e os pizzaiolos de Portugal e isso foi largamente conseguido”. Parte das receitas provenientes das inscrições reverte a favor da Casa do Caminho.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.