Continua na estrada a campanha "Comer bem é mais bararo". Faro e Santarém são as cidades que encerram o roteiro de uma iniciativa que visa demonstrar que comer de forma nutritiva e equilibrada pode não pesar na carteira.

Uma campanha “motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar”, adianta a organização, a cargo da Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. A iniciativa tem, ainda, coordenação cientifica da Professora Isabel do Carmo.

Em comunicado de imprensa, as entidades promotoras alertam para a “relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo de que [os portugueses] dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos”. Da campanha fazem parte anúncios televisivos. Nestes serão apresentadas sete refeições completas e equilibradas, do ponto de vista nutricional. Todas estas propostas rondam um euro.

"Comer bem e barato é possível", diz a professora Isabel do Carmo. "Quando falo em comer bem estou a referir-me a várias coisas…". Mencionando a importância do valor calórico dos alimentos e dos seus nutrientes, indispensáveis para fornecer energia e para a vida celular, Isabel do Carmo enaltece igualmente a necessidade do prazer e da fruição dos alimentos. "Sentar-se à mesa não é uma obrigação: é mesmo uma alegria…", assim as pessoas consigam fazer as suas escolhas alimentares, numa boa relação de qualidade/preço. 

Até 4 de Junho uma carrinha irá completar a volta que deu a Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro), parando em locais públicos para confeccionar as receitas da campanha a cargo do chefe André. Nestas paragens é proposto o regresso à cozinha Mediterrânica, com base em produtos como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados.

Nestas acções de proximidade está prevista ainda a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a campanha.

Consulte, aqui, o calendário de visitas às cidades:

28 de Maio – Faro – Parque da Pontinha
4 de Junho – Santarém – Largo Cândido dos Reis

 

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.