“É um desafio aliciante preparar um menu 100% vegetariano, mais ainda, se for para uma ocasião especial. Organizar uma mesa de festa repleta de pratos saborosos e sobremesas tentadoras, que despertem a curiosidade e a vontade de provar e repetir, é muito gratificante”, confidencia-nos Gabriela Oliveira na introdução ao seu mais recente livro, “Cozinha Vegetariana para Festejar” (ArtePlural edições).

A autora responde com o seu novo título a uma pergunta vezes sem conta repetida a quem pratica uma alimentação vegetariana ou vegana: “Mas o que comes no Natal, na Páscoa ou num jantar com amigos?”. Para a autora a resposta surge naturalmente: “a culinária vegana tem a particularidade de surpreender e cativar pelo sabor, pela originalidade e pela forma criativa como combina e reinventa os ingredientes. Partindo de alimentos de origem vegetal e sem exceder o nosso orçamento, podemos apresentar um almoço delicioso ou um jantar requintado, em momentos de convívio com a família e os amigos”.

Com o novo livro de Gabriela Oliveira é fácil preparar uma festa vegetariana

Provando isto mesmo, Gabriela Oliveira apresenta-nos nas mais de 200 páginas de “Cozinha Vegetariana para Festejar”, dezenas de receitas onde não faltam entradas, refeições leves, pratos principais, sobremesas e sugestões de menus. Sushi, miniquiches, chamuças e rissóis, gratinados, assados, rolos e empadões, azevias (sem glúten e sem açúcar), tronco de Natal ou bolo-rainha, surgem representados neste livro orientado para as festas e ocasiões especiais.

Gabriela Oliveira, uma nortenha, radicada em Lisboa, tornou-se vegetariana há duas décadas. É licenciada em Comunicação Social e colaborou, como jornalista freelancer, em várias publicações, como os semanários Sol e Expresso, e as revistas Pais & Filhos e Notícias Magazine (do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias). Os seus trabalhos centram-se, sobretudo, nas temáticas da alimentação, da saúde, do ensino e da família.

É autora dos livros “Avós Precisam-se – A importância dos laços entre avós e netos” (Arteplural, 2012), “Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar” (Arteplural, 2014) e “Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças” (Arteplural, 2016).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.