Prato popular e modesto apreciado desde o século XIX nos restaurantes e adegas portuguesas, o pastel ou “bolinho” de bacalhau, como é mais conhecido no norte do país, é petisco que nunca saiu de moda. Adaptou-se aos tempos, integrando desde 1904 o receituário português através do “Tratado da Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira de Melo.

Em Cascais, durante sete dias, de 23 a 29 de março, o “bolinho” de bacalhau é a estrela da mesa com a segunda edição da “Semana do Pastel de Bacalhau”. Uma iniciativa com a participação de restaurantes e população dos Centros Urbanos Comerciais de Alcabideche, Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e São Domingos de Rana na preparação de receitas tradicionais.

Ponto alto desta “Semana do Pastel de Bacalhau” é a realização do Mercado do Bacalhau & Azeite, entre 27 e 29 de março. A iniciativa temática que decorre no renovado Mercado da Vila de Cascais é inteiramente dedicada a dois símbolos da gastronomia portuguesa que já conquistaram mundo. Bacalhau e azeite vão ser os ingredientes principais dos showcookings orientados por chefes de renome. Entre as presenças confirmadas estão os chefes Joe Best (Chefe Executivo do projeto “Da Cozinha”), Paulo Alves (Chefe Executivo Restaurante Sushi Café Oeiras), Milton Anes (Chefe do Restaurante Aroula, Hotel Penha Longa), Júlio Pereira (Chefe Executivo do Hotel Choupana Hills, Madeira), Miguel Paulino (Chefe Executivo do Hotel Sheraton, Lisboa).

A mostra e venda de produtos inclui vinhos e o segmento gourmet. Por seu turno, no recinto do Mercado da Vila, vão estar instalados diversos restaurantes, assim como três restaurantes convidados, com a apresentação de propostas em torno do fiel amigo e do azeite.

O Mercado do Bacalhau & Azeite contará com a participação de mais de meia centena de artesãos e, também, com animação infantil e musical, assegurada por várias bandas e grupos etnográficos que atuam no recinto na sexta-feira e no sábado, entre as 11h00 e as 12h00.

Já no domingo, 29 de março, o evento recebe a transmissão em direto do programa “Somos Portugal”. Isto no dia em que será eleito o “Melhor Pastel de Bacalhau de Cascais”, decisão que terá em conta fatores como ingredientes, sabor, textura e fritura.

Este Mercado do Bacalhau & do Azeite, com entrada livre, conta com o apoio da Ribeiralves e da Sagres.

Os utilizadores do comboio (Estação de Cascais, a 300 metros do Mercado da Vila) pagam apenas 2 dois euros ida e volta por pessoa nas Linhas de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado. Basta indicar que se dirige para o evento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.