“Papa Anzóis é inspirado num sítio pertencente à toponímia marinha da costa algarvia. Queríamos homenagear as comunidades piscatórias que ao longo dos anos identificaram os vários bancos de pesca com nomes curiosos. Papa Anzóis 1 é uma zona que se situa no barlavento”, sublinha Manuel Mendes que, a par de Vincent Jonckheere, formam a dupla responsável pela Conserveira do Arade, também conhecida como Saboreal.
A conserveira produziu durante o segundo trimestre de 2021 “as primeiras conservas de sardinha em lata do Barlavento Algarvio em anos”, referem os empreendedores em comunicado, continuando: “através desta nova gama de produtos, a empresa aposta na recuperação de uma parte importante da cultura da bacia do Arade”.
A produção artesanal faz-se em pequenos lotes controlados. Sobre o processo explicam-nos Manuel e Vincent: “em vez da pré-cozedura usamos um processo de desidratação, desenvolvido por nós, no intuito de manter as propriedades organoléticas do peixe fresco. A matéria-prima é oriunda da região do Algarve”.
A jovem equipa que se afirma “cheia de ideias e planos para o futuro", realça "o seu gosto pela manualidade dos processos de conservação do pescado”.
Manuel Mendes e Vincent Jonckheere acreditam “ter encontrado a receita para uma sardinha em lata de elevada qualidade, que conserva todas as suas propriedades gustativas. Queremos trazer de volta o orgulho conserveiro à bacia do Arade”.
A Conserveira do Arade comercializava até então as Petiscadas Saboreal, desfiado de peixe misturado com legumes do Algarve, conservado em frascos de vidro. A conserveira lançou também a gama Familiar, com conservas em frasco de maior dimensão e conteúdo semelhante.
As conservas Papa Anzóis encontram-se à venda em lojas, restaurantes e no site da marca.
Quanto à Conserveira do Arade está sediada na Zona Industrial do Pateiro, no Parchal.
Comentários