Uma eleição do guia internacional de viagens Rough Guides coloca a região ao lado do Kosovo, Peak District, Canárias, Karnataka, Irlanda do Norte, Delta do Mekong, noroeste da China, Oaxaca e Queens.

Segundo o Rough Guides, “o Alentejo está a colocar Portugal no mapa da gastronomia e a ajudar a mudar a perceção internacional sobre a comida portuguesa, para além de ser um destino tão barato quanto ‘batatas fritas’. É também considerado um destino com uma boa relação qualidade-preço.

O “marisco super fresco, as azeitonas sublimes, a carne, o vinho e os queijos” são alguns dos produtos endógenos destacados pelo guia que aconselha também os turistas a conhecerem e apreciarem a “paisagem rude que fica a um mundo de distância do que se encontra no turístico Algarve”.

Recorde-se que, em 2014, o portal britânico AOL Travel considerou o Alentejo um dos melhores destinos para uma escapadela, a National Geographic como um dos 21 destinos mundiais de visita obrigatória, o The Guardian recomendou a Região para o Verão e, num concurso promovido pelo USA Today, o Alentejo foi eleito a Melhor Região Vinícola do Mundo para Visitar.