Um quarteto de vinhos do produtor alentejano Adega do Monte Branco, esteve em destaque na avaliação que Mark Squires faz para o ranking regularmente publicado na revista bimestral norte-americana Wine Advocate, dirigida por Robert Parker e tida como um dos meios de referência no mundo dos vinhos.

Desta feita, os vinhos Monte Branco 2015 (94 pontos), LOU (92+ pontos), CA (92 pontos) e Alento Reserva branco 2018 (90 pontos) sobressaíram, numa tabela que tem como limite os 100 pontos.

O crítico norte-americano já tinha provado o Monte Branco 2015 mas agora reviu a nota em alta. “É sempre bom quando é reconhecido que os nossos vinhos melhoram com o tempo”, afirma Luís Louro, enólogo na casa sediada em Estremoz.

Alentejana Adega do Monte Branco com boa nota na crítica internacional
Um dos vinhos com boa nota na crítica de Mark Squires.

“Uma coisa é clara: este poderoso tinto vai demorar mais tempo para aparecer, e vai envelhecer melhor do que o inicialmente previsto”, reconhece Mark Squires.

Já em relação aos dois novos topos de gama da Adega do Monte Branco – o LOU, do Luis LOUro, e o CA da Inês Capão (também enóloga) –, o provador dos vinhos portugueses da Wine Advocate, considera que “Luís cria aqui um vinho muito fresco. É menos ‘carnudo’ do que o CA (de Inês CApão), seu irmão. Parece mais leve, mas talvez apenas porque a acidez é relativamente alta, mais ainda do que no CA (que também não é tímido a esse respeito). São muito diferentes, mas eu gosto dos dois, muito”.

E sobre o CA Mark Squires diz ainda: “A estrutura deve permitir que envelheça graciosamente por mais uma década”.

Sobre o Alento Reserva Branco (provado com menos de um mês de garrafa), o crítico diz ser “muito focado, com uma sensação maravilhosa de frescura e aderência no final. Muito vivo para um vinho com madeira (…). Por isso, é fácil de beber sozinho ou a acompanhar comida, apesar de ter mais profundidade e algum poder”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.