A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) inaugura no início de novembro a Casa das Talhas, o seu novo espaço de enoturismo que pretende valorizar as artes associadas ao Vinho de Talha e a sua produção artesanal.

Isto numa altura em que se dá passos para um projeto de candidatura desta prática milenar de vinificação a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Na Casa das Talhas - Centro de Valorização e Dinamização do Vinho de Talha, é possível conhecer todo o processo tradicional desta produção artesanal, levado pelos romanos para o Alentejo há dois milénios.

A oferta enoturística da Casa das Talhas inclui visitas guiadas com provas de vinhos à Casa das Talhas, à Adega, às Ruínas de S. Cucufate, ao Convento de Nossa Senhora das Relíquias e às vinhas centenárias dos produtores, que, nas últimas duas colheitas, têm produzido os Vinhos de Talha da ACVCA com castas brancas tradicionais como a Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum.

A tradição do Vinho de Talha tem uma nova e recheada de atividades casa no Alentejo

Provas organoléticas e provas exclusivas de vinhos, workshops vínicos, eventos, atuações de cante alentejano, assim como almoços e jantares sob encomenda, feitos à base de especialidades gastronómicas locais e regionais, são outras das atividades promovidas pela Casa das Talhas. Com capacidade para 100 pessoas, este novo espaço localizado na ACVCA, apresenta também a opção de aluguer para eventos, desde festas de aniversário a kick-off meetings.

“Pela herança histórica, cultural e o peso económico que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito tem nesta região, consideramos que é uma mais valia investir neste projeto de enoturismo, onde damos a conhecer o processo tradicional de produção do Vinho de Talha, e ao mesmo tempo preservamos uma tradição que conta com mais de dois mil anos. A Casa das Talhas acrescenta valor à rota de enoturismo do Alentejo e esperamos que contribua para o aumento de número de visitantes na região e alavanque o desenvolvimento económico”, afirma José Miguel Almeida, Presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

As vistas são efetuadas por marcação prévia e decorrem todos os dias, incluindo feriados, entre as 10h00 e as 16h00.

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.