Divas de cozinha como Nigella Lawson já afirmaram em programas de televisão ou em livros que guardam as claras para mais tarde as utilizar noutras receitas. Como o fazem? Acondicionam-nas em sacos de plástico de congelação transparente. Mais tarde, para se dar uso às claras, basta deixá-las descongelar à temperatura ambiente.

Onde usar claras?

Suspiros: por cada clara, junte 50 g de açúcar em pó. Bata em castelo bem firme e faça pequenos montinhos com a ajuda de um saco pasteleiro. Leve ao forno cerca de uma hora a 110 ºC.

Dicas para conseguir umas super claras em castelo
Dicas para conseguir umas super claras em castelo
Ver artigo

Decoração de bolachas: Bata ligeiramente as claras, divida por alguns recipientes e junte umas gotas de corante alimentar de cores diferentes. Pincele as bolachas ou pinte-as com desenhos engraçados antes de levar ao forno.

Línguas de gato: Junte seis claras a 200 g de farinha, igual quantidade de açúcar e manteiga sem sal, assim como uma colher de fermento. Misture bem, embrulhe em película aderente e leve ao congelador durante meia hora. Num tabuleiro coberto com papel vegetal, faça pequenas tiras com a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC, durante 10 minutos.

Falso cristalizado: Passe pedaços de fruta limpa pelas claras ligeiramente batidas e, depois, em açúcar em pó. Deixe secar e sirva.

Decoração de pratos salgados: Tempere as claras com sal e pimenta e leve a cozer em banho-maria durante meia hora. Deixe arrefecer, desenforme e corte com o motivo desejado. Dá um efeito engraçado em pratos de carne ou peixe.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.