Umami, o quinto elemento
Umami. Termo estranho. Não conhece? desengane-se. Umami é quinto elemento do paladar humano, a par do doce, azedo, amargo e salgado. Significa “gosto saboroso e agradável” e é uma descoberta nipónica. Antes, no século XIX, o chefe francês Auguste Escoffier considerou que o molho de soja era o “quinto sabor”. O molho de soja coopera para abrir o sabor de um guisado, do arroz, sopa e outros pratos. Experimente e coloque umas gotas de umami nos seus cozinhados.
Sal quanto baste, mas sem abdicar de uma pitada
É sabido que o consumo excessivo de sal prejudica a saúde. Contudo, uma pitada com moderação deste ingrediente pode fazer maravilhas pelo seu cozinhado. Ao adicionar um pouco de sal à massa da levedura verá que esta cresce mais rapidamente, ficando leve e arejada.
O pão fresco gosta de misturas
O pão caseiro pode ficar mais fresco e durante mais tempo com um pouco de farinha de sêmola. Junte esta mistura à massa de pão: Uma colher de chá misturada com duas chávenas de água. A mesma medida pode ser utilizada noutras massas como de as das tortas e panquecas.
Baunilha não é doce e casa com saladas
A baunilha é conhecida de todos nós, sobretudo dadas as aplicações na doçaria. Some um interessante sabor às suas saladas adicionando um pouco de extrato de baunilha. Este combina bem com vegetais.
Vinagre e arroz, casam bem
O arroz pegajoso será uma triste memória com este expediente. Adicione uma colher de chá de vinagre à cozedura do arroz e verá como este fica solto.
Um café ganha suavidade com a manteiga
Para conseguir fazer um café suave, sem abdicar do sabor e sem ter de lhe adicionar mais água, acrescente-lhe um pouco de manteiga, momentos antes de o beber.
Dê ao peixe outro sabor com o bacon
Grelhar ou assar peixe em casa é sinónimo de odores desagradáveis. Se colocar uma fatia de bacon sobre o peixe, o cheiro atenua-se e ainda confere um gostinho picante ao alimento. Outro truque: Acrescente uma casca de batata ao óleo quando da fritura do peixe. A casca irá absorver parte do odor.
Fermentação rápida? Dê um banho de água quente
Precisa de fermentar a massa rapidamente e não sabe como? Esta dica é para si. Experimente colocar a massa num saco de plástico e, de seguida, mergulhá-lo numa taça com água morna. Verá que em perto de 15 minutos a massa vai crescer. E se quiser uma consistência arejada, adicione ao preparado uma batata crua pequena ralada.
Laranja e chocolate. Uma história de sucesso
Experimente juntar sumo de laranja à mousse de chocolate e ao glacê e verá como realça os sabores.
Vai guisar carne? Use a casca de banana
A próxima vez que estiver a guisar carne, coloque no tacho uma casca de banana. No final, vai perceber que o seu guisado não sabe a banana, mas a carne estará mais macia, tenra e os sabores muito mais "abertos".
Pão bom pede um bom chá
Adicione um pouco de chá preto forte à massa do pão para este ganhar um tom castanho claro. Aliás, se quiser pão aromatizado, adicione chás fortes à massa.
Não deixe o frango à seca, dê-lhe papel vegetal
O frango ou o peru no forno são carnes que tendem a ficar secas. Experimente assar embrulhando a carne em papel vegetal de uso culinário. Por fora, irá perder o estaladiço, mas por dentro a carne ficará mais suculenta. Outra dica, unte o frango ou peru, antes de os assar, com uma massa onde junta manteiga, alho especiarias e ervas aromáticas.
Comentários