Têm um aspeto colorido, que dá logo vontade de trincar, mas tendem a ser um verdadeiro poço de calorias. Se aprecia estes bolos e tem o hábito de os preparar em casa, pode, contudo, introduzir algumas alterações nas receitas para os tornar mais sãos. Para isso, siga as dicas de Patrícia Trindade, especialista em nutrição, que, há uns anos, preparou cupcakes light para a edição de aniversário da revista Prevenir.

"Utilizei a farinha de aveia integral em substituição da de trigo, por ser muito completa do ponto de vista nutricional. Possui hidratos de carbono de qualidade e é rica em proteínas e fibras que a tornam mais saciante. Para adoçar os cupcakes, recorri a uma compota de frutos vermelhos que permite dispensar a adição de açúcar refinado e substitui os corantes vulgarmente usados", esclarece a especialista.

Cupcakes light com compota de frutos vermelhos
Cupcakes light com compota de frutos vermelhos
Ver receita completa

"O chocolate preto com mais de 70% de cacau contem menos açúcar e é mais rico em antioxidantes. Por conter manteiga de cacau, é fonte de gordura, dispensando o uso de outras gorduras", acrescenta também Patrícia Trindade.

"Para a cobertura dos cupcakes, excluí as natas e a manteiga habitualmente usadas e em alternativa usei clara de ovo, por ser pouco calórica, rica em água e proteínas, o que torna a receita adequada para indivíduos intolerantes à lactose", refere ainda.

As alterações que pode fazer em muitas das receitas mais tradicionais não se ficam, contudo, por aqui. "Os frutos vermelhos, pouco calóricos, são fonte de excelência de vitaminas, minerais e outros compostos antioxidantes, incluindo antocianinas, que protegem e reforçam o sistema imunitário", acrescenta ainda. Fazendo estas alterações, consegue cupcakes com mais proteínas e menos gordura. Do que está à espera?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.