Alimento rico em proteína, minerais e vitaminas, o requeijão é um derivado do leite de vaca, de cabra, de ovelha, ou uma mistura de leites. Um produto associado à tradição alimentar portuguesa, obtido a partir da coagulação do soro do leite quando este é submetido ao calor.  O processo de produção caseira é simples, requer poucos ingredientes, assim como utensílios de cozinha. Uma receita perfeita para quem procura um alimento versátil, capaz de combinar com doces, salgados, das saladas às sopas.

Para fazer o seu requeijão caseiro, vai precisar de 2 l de leite gordo, 50 ml de sumo de limão ou vinagre e uma colher de chá de sal.

No que respeita a utensílios de cozinha, não mais do que um tacho e um passador de rede fina.

Num tacho aqueça o leite, temperado como o sal. Deixe levantar fervura. Com o lume já desligado, acrescente o sumo de limão ou vinagre e mexa suavemente. O objetivo deste procedimento é talhar o leite. Reparará que o leite começa a apresentar grumos, o que é normal. Continue a mexer por mais alguns segundos.

Deixe descansar e, após 15 a 20 minutos, transfira o preparado para um passador de rede fina - sobre um recipiente que recolherá o soro. Pressione suavemente o requeijão para libertar o soro. Após isto, deixe o restante soro escorrer naturalmente pela trama do passador.

Finalmente, transfira o requeijão para um recipiente. Está pronto a servir.

Pode guardar no frigorífico em recipiente tapado, de cinco a sete dias.

Tarte de requeijão

Melhor do que vê-la é fazê-la. A tarte de requeijão do chefe de cozinha Rui Ribeiro tem um recheio cremoso e uma massa leve e estaladiça quanto baste.

Tarte de requeijão
Tarte de requeijão
Ver receita completa

Delícias de requeijão

Estas delícias são perfeitas para qualquer dia, são uma perdição, não são apenas as fotos que são de babar.

Delícias de requeijão
Delícias de requeijão
Ver receita completa

Bolo cremoso de requeijão e amêndoa

Se gosta de requeijão de ovelha e de amêndoa, vai adorar este bolo delicioso! Adiciona-se açúcar e gemas, e faz-se magia! Não tem glúten e fica um bolo de babar!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.