Peras cozidas em especiarias com calda de chocolate

Descasque quatro peras pequenas e rijas e corte um pouco da base para as deixar direitas. Numa panela pequena, coloque as peras, um pau de canela, uma estrela de anis, três cravinhos, meia vagem de baunilha, uma casca de laranja, três colheres de sopa de mel e cubra tudo com água.

Deixe levantar fervura e coza em lume médio-baixo durante 20 minutos, ou até as peras estarem cozidas (teste do palito).

Calda de chocolate: Num tacho pequeno, aqueça 100 ml de natas sem deixar ferver. Para dentro de uma taça, parta em pedaços pequenos 75 g de chocolate negro.

Quando as natas estiverem bem quentes, deite-as sobre o chocolate e mexa muito bem até o chocolate estar completamente derretido.

Sirva as peras ainda mornas com a calda quente de chocolate por cima.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Peras cozidas em especiarias com calda de chocolate:

Bavaroise de chocolate e framboesas

Coloque 250 g de chocolate numa tigela, junte 1 dl de natas e derreta no micro-ondas ou em banho-maria. Acrescente 230 g de açúcar e quatro gemas e envolva bem.

Demolhe seis folhas de gelatina em água fria durante alguns minutos. Escorra e derreta no micro-ondas. Adicione ao preparado anterior, envolva para ficar bem incorporada e deixe arrefecer.

De seguida, junte as framboesas cortadas ao meio e envolva também. Bata 1,5 dl de natas até ficarem espessas e acrescente-as ao preparado de chocolate, mexendo cuidadosamente.

Coloque numa forma, previamente passada por água fria, e leve ao frio por cerca de duas horas. Desenforme e sirva fresca.

(Fonte: Teleculinária/Chefe Pedro Sommer)

Bavaroise de chocolate e framboesas:

Mousse de queijo fresco e limão

Coloque quatro folhas de gelatina a demolhar em água fria durante cinco minutos. Esmague quatro queijos frescos magros, fazendo-os passar por um passador de rede fina.

Junte-lhes um iogurte magro natural, a raspa de um limão e o sumo de ambos e mexa bem.

Bata três claras em castelo e junte-lhes 50 g de açúcar light aos poucos e batendo sempre, até ficarem bem firmes e brilhantes.

Escorra a gelatina, derreta-a em banho-maria ou no micro ondas, sem deixar ferver, incorpore na mistura do queijo e mexa bem. Por fim, envolva delicadamente as claras.

Divida o creme por cinco taças e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, decore com frutos vermelhos e raspa de limão e sirva bem fresco.

(Fonte: Teleculinária)

Mousse de queijo fresco e limão:

Pavê de chocolate com cream chease

Creme de cacau: Colocar num tacho o conteúdo de uma lata de leite condensado, 200 ml de leite e três colheres de sopa de cacau em pó. Levar ao lume sempre a mexer, até ficar cremoso.

Juntar 100 ml de natas, misturar e reservar.

Fazer a calda para demolhar os palitos: Misturar 200 ml de leite com uma colher de sopa de açúcar em pó.

Para o cream cheese: Bater 100 ml de natas, 100 g de queijo creme, 70 g de açúcar em pó, uma colher de café de essência de baunilha.

Em taças individuais ou numa travessa, intercalar camadas de creme de chocolate, o conteúdo de uma embalagem de palitos embebidos no leite e o cream cheese.

Levar ao frigorífico durante umas horas. Decorar com morangos ou framboesas.

(Fonte: Blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?”)

Pavê de chocolate com cream chease:

Mini pavlovas com doce de leite

Pré-aquecer o forno a 120 ºC.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Bater quatro claras em castelo com uma pitada de sal. Adicionar 100 g de açúcar, sempre a bater. Juntar duas colheres de sobremesa de amido de milho, uma colher de sobremesa de vinagre de maçã e uma colher de café de essência de baunilha, bater novamente até ficar homogéneo.

Distribuir pelo papel vegetal, formar círculos de merengue com cerca de 10 cm de diâmetro e 4 cm de altura. Levar ao forno durante 40 minutos.

Desligar e deixar arrefecer as pavlovas no interior do forno (uma hora).

Servir com doce de leite, ou leite condensado cozido, e bolacha Maria (partida em pedaços pequenos) na cobertura.

(Fonte: Blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?”)

Mini pavlovas com doce de leite:

Parfait de iogurte da pérsia

Numa tigela, misture 600 ml de iogurte e uma colher de sopa de água-de-rosas ou água de flor-de-laranjeira, depois adicione cinco colheres de sopa de mel liquido.

Encha quatro taças de sobremesa, fazendo camadas alternadas de iogurte, sementes de romã e pistácios.

Borrife com uma colher de chá de mel por cima de cada sobremesa. Sirva as sobremesas guarnecidas com pétalas de rosa ou folhas de hortelã.

(Fonte: Vogais)

Parfait de iogurte da pérsia

Panna cotta de coco (sem açúcar e sem glúten)

Levar ao lume, num tacho, 100 ml de bebida de amêndoa e coco, 400 ml de natas vegetais, 100 ml de leite de coco (de lata) e uma colher de sobremesa de essência de baunilha, até ferver.

Adicionar seis colheres de sopa açúcar de coco ou o xilitol e mexer. Retirar do lume.

Demolhar quatro folhas de gelatina incolor em água fria, adicionar ao preparado anterior e misturar.

Dividir o conteúdo do recipiente em tacinhas e levar ao frigorífico durante seis horas.

Servir com compota de morango e cerejas, ou outro fruto vermelho. Pode servir com abacaxi triturado.

(Fonte: Blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?”)

Panna cotta de coco (sem açúcar e sem glúten)

Taça de mousse de lima com gengibre

Numa taça misture 200 g de queijo mascarpone com meia lata de leite condensado, dois iogurtes gregos, o sumo e a raspa de duas limas e a raspa de 50 g de gengibre. Leve ao frigorífico por uma hora.

Aqueça na torradeira seis bolachas waffles com recheio de caramelo (holandesas) e disponha-as dentro de formas de queques para que ganhem a forma de “taças”.

Sirva o creme nas “taças” de waffles com suspiros triturados e framboesas.

(Fonte: Blogue “Há alguém mais gulosa do que eu?”)

Taça de mousse de lima com gengibre